AVALIAÇÃO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS UTILIZANDO O MODELO EXPERIMENTAL NELDER COMO ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DE SERGIPE, BRASIL. / EVALUATION OF AGROFLORESTRY SYSTEMS USING THE EXPERIMENTAL MODEL SUSTAINABLE NELDER AS ALTERNATIVE FOR AGRICULTURAL FARM IN THE SERGIPE STATE .

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

23/02/2011

RESUMO

Diante do modelo agrícola e florestal atual, fundamentado na ótica da maximização de uso dos recursos naturais sem considerar a capacidade de suporte dos ecossistemas constituindo uma das mais impactantes ações do homem moderno nos ecossistemas, os Sistemas Agroflorestais (SAFs) vêm proporcionando alternativas de restauração desses ambientes antropizados. Sabendo também que a definição do espaçamento de plantio, para determinada espécie ou clone, é de alta importância em silvicultura, pois influencia as taxas de crescimento, sobrevivência e produtividade de madeira por hectare, afetando as práticas de manejo, colheita e, conseqüentemente, os custos de produção florestal, o trabalho teve como objetivo avaliar a sustentabilidade dos SAFs utilizando o modelo experimental tipo Nelder como alternativa sustentável para a agricultura familiar no Estado de Sergipe. No primeiro capítulo, apresentou-se a introdução geral do trabalho, o referencial teórico sobre sistemas agroflorestais e delineamentos sistemáticos. O segundo capítulo consistiu no Levantamento da composição florística e fitossociológica de plantas infestantes ocorrentes na área de estudo e no terceiro capitulo foi realizada Análise Econômica em Sistemas Agroflorestais implantados no Modelo Experimental Nelder.

ASSUNTO(S)

delineamentos sistemáticos agrofloresta fitossociologia índices econômicos agronomia systematic delineation agroflorestry fitossociologic economic indies

Documentos Relacionados