Acute and subacute toxicity studies of the latex and of the ethanolic extract of the leaves of Synadenium umbellatum Pax. / AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE PRÉ-CLINICA DO LÁTEX E DO EXTRATO ETANÓLICO DAS FOLHAS E DE Synadenium umbellatum PAX.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O uso de plantas medicinais tem sido muito significativo nos últimos anos, sendo incentivado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Synadenium umbellatum Pax, Euphorbiacea (vulgo cola-nota, cancerola, milagrosa) tem o látex usado empiricamente como anti-tumoral e antiinflamatório. Por existir espécies tóxicas nesta família e visando à segurança no uso de extratos vegetais, tal estudo avaliou a toxicidade pré-clinica do látex e do extrato etanólico das folhas (EEF) de S. umbellatum, por via oral, em ratas Wistar. O estudo seguiu diretrizes da OECD (Organisation for Economic Cooperation and Development) para teste de toxicidade aguda (Guideline 423) e de toxicidade subaguda (Guideline 407). Na toxicidade aguda do látex e do EEF, não se observou, na dose de 2000 mg/kg, alterações fisiológicas e comportamentais, e nem a morte dos animais. No entanto, o látex ocasionou congestão e infiltrado leucocitário nos rins, fígado e pulmões, efeitos não observados com o EEF. Na toxicidade subaguda, doses de 50, 100 e 200 mg/kg de EEF não produziram alterações dose-dependentes significativas nos parâmetros laboratoriais e nem alterações fisiológicas, macroscópicas e histopatológicas dos órgãos. O EEF da S. umbellatum é praticamente atóxico em exposição aguda, já o látex pode ocasionar alterações histopatológicas no fígado e pulmões. O uso crônico da planta S. umbellatium merece mais estudos.

ASSUNTO(S)

toxicidade aguda farmacia toxicidade subaguda toxicidade pré-clínica subacute toxicity acute toxicity synadenium umbellatum pre-clinical toxicity synadenium umbellatum

Documentos Relacionados