AvaliaÃÃo do ionÃforo monensina sÃdica no consumo, digestibilidade, ganho de peso e pH ruminal em ovinos / Evaluation of the ionophore sodium monensin in intake, digestibility, weight gain and ruminal pH in sheep.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Um dos mÃtodos para reduzir custos na alimentaÃÃo à o uso de aditivos alimentares. Seus efeitos preliminares incluem melhora na eficiÃncia alimentar e/ou ganho de peso. Alguns aditivos tÃm os benefÃcios secundÃrios, que incluem reduzir a incidÃncia de acidose, coccidiose e timpanismo. IonÃforos, incluindo a monensina sÃdica, sÃo um tipo de antibiÃtico que inibe o crescimento de microorganismos especÃficos do rÃmen. Esta inibiÃÃo seletiva altera a fermentaÃÃo do rÃmen, melhorando a eficiÃncia do metabolismo energÃtico, mudando os tipos de Ãcidos graxos volÃteis produzidos no rÃmen, diminuindo a energia perdida durante a fermentaÃÃo dos alimentos e aumentando o desempenho dos ruminantes. Sendo assim, foram realizados quatro experimentos com o objetivo de avaliar os efeitos de teores de ionÃforos (0; 25; 50 e 75 mg de monensina/animal/dia) no consumo de alimentos, digestibilidade aparente dos nutrientes, ganho de peso de cordeiros suplementados a pasto e em confinamento e pH do lÃquido ruminal. No primeiro experimento foram utilizadas 16 ovelhas num delineamento inteiramente ao acaso para determinar o consumo e o coeficiente de digestibilidade dos nutrientes. Houve efeito significativo para consumo de alimentos, de matÃria seca, proteÃna bruta, fibra em detergente neutro e fibra em detergente Ãcido; nÃo apresentaram efeitos significativos os coeficientes de digestibilidade dos nutrientes. A monensina sÃdica diminuiu o consumo voluntÃrio de alimentos sem alterar a digestibilidade dos nutrientes, sendo os menores consumos obtidos nos teores de 50 e 75 mg de monensina/animal/dia. No segundo experimento utilizaram-se 16 ovinos num delineamento inteiramente ao acaso para avaliar o uso de monensina sÃdica no desempenho de cordeiros confinados e a viabilidade econÃmica. As variÃveis consumo de raÃÃo, de matÃria seca e ganho de peso mÃdio nÃo mostraram efeito significativo. Efeito significativo devido os tratamentos foram verificados na conversÃo alimentar e eficiÃncia alimentar. Os cordeiros tratados com 50 mg de monensina/animal/dia apresentaram melhor desempenho produtivo. No terceiro ensaio experimental objetivou-se avaliar a adiÃÃo do ionÃforo monensina sÃdica no consumo e ganho de peso de cordeiros suplementados a pasto, utilizando-se 16 ovinos em delineamento inteiramente ao acaso. O ganho de peso mÃdio e o consumo do suplemento concentrado nÃo foram influenciados pelos tratamentos. A monensina sÃdica nÃo alterou o desempenho produtivo dos cordeiros criados a pasto. Na quarta pesquisa foram utilizadas quatro ovelhas canuladas no rÃmen, num delineamento em Quadrado Latino 4 x 4, para avaliar o consumo de alimentos e o pH do lÃquido ruminal de ovinos alimentados com dietas contendo monensina. NÃo houve efeito significativo no consumo de raÃÃo, de matÃria seca e no pH ruminal, porÃm os valores do pH do fluido ruminal permaneceram elevados, sendo considerados normais, o que implica num meio favorÃvel para o crescimento dos microrganismos ruminais.

ASSUNTO(S)

adictive sheep confinamento pasture supplement cordeiro pasto aditivos nutricao e alimentacao animal suplementaÃÃo confine

Documentos Relacionados