Atuação da vontade: um novo modo de fazer ciência e arte no Ocidente / Act of will: a new way to make science and art in Western world

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Nesta dissertação abordamos alguns aspectos das mudanças ocorridas na maneira como a natureza era investigada no Ocidente. Essas transformações foram particularmente visíveis no mundo germânico e, se caracterizaram, pelo deslocamento da posição do investigador em relação ao objeto de pesquisa e do espectador diante da obra de arte. Este movimento do pesquisador e do espectador partiu da objetivação da natureza, para uma situação em que os mesmos interagem com o objeto de investigação e, também, com o trabalho artístico. Tal mudança ocorreu, com destaque, na Alemanha, na passagem do século XIX para século XX. O deslocamento apontado pôde ocorrer naquele país, porque nele havia uma forte tradição romântica com sua característica subjetividade. A forte presença do subjetivismo na cultura alemã deu espaço para o surgimento do Idealismo Alemão, sistema filosófico que aparece no início do século XIX, destacando-se Johann Fichte como um dos seus iniciadores. Este e outros pensadores ligados àquela corrente filosófica fundamentarão teoricamente o Romantismo, uma vez que, o idealismo subjetiva a realidade. Gerações de estudantes pertencentes ao mundo da cultura germânica, durante o século XIX e início do século XX, se formaram nesse ambiente, onde o Romantismo e o subjetivismo tinham forte presença e, portanto, seria difícil para eles não participarem desse contexto cultural. Niels Bohr, Werner Heisenberg e outros formuladores da mecânica quântica, assim como Ernst Kirchner, um dos teóricos do expressionismo, certamente estão incluídos entre aqueles estudiosos apontados acima e, portanto, seus trabalhos refletiram a cultura onde estavam imersos

ASSUNTO(S)

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