AS REPRESENTAÇÕES DA GUERRA CIVIL E A CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO MOÇAMBICANA NOS ROMANCES DE MIA COUTO (1992 2000)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Este trabalho tem como objetivos centrais analisar a reconfiguração da identidade nacional moçambicana após a guerra civil e mostrar de que forma esse novo discurso é representado nos romances de Mia Couto, nomeadamente: Terra Sonâmbula, A Varanda do Frangipani e O Último Voo do Flamingo. O intuito é analisar de que forma esse conflito interno se apresentou como um divisor de águas ao colocar em questão concepções de nação forjadas pela FRELIMO e ao fundar uma ideia de nação alinhada com a perspectiva da diferença cultural. Para tanto, o estudo apresenta alguns direcionamentos relacionados com a história e a literatura moçambicanas. A literatura é usada como fonte por entender que ela é um tipo de conhecimento social formado no imaginário, compreendido como ideias e imagens de representação que dão significados às identidades. Esse tipo de construção mental possibilita um acesso privilegiado às sensibilidades de um tempo, às experiências vivenciadas e as discursividades construídas. Produz significações que permitem conhecer certas concepções de sociedade e diferentes percepções de processo histórico. A estrutura teórica desta dissertação realizou-se a partir de autores como Homi Bhabha, Benedict Anderson, Stuart Hall, Frantz Fanon, Hana Harendt, dentre outros. Apesar de não haver uma exclusividade teórica metodológica, a pesquisa está alinhada com uma perspectiva pós colonial, que prima pelo lugar de enunciação do sujeito subalterno. Esse direcionamento se deve à compreensão da importância da construção de um conhecimento que paute pela desconstrução dos essencialismos e estabeleça uma crítica às concepções homogenizadoras do conhecimento histórico

ASSUNTO(S)

mozambique - civil war - mia couto - national identity historia moçambique guerra civil mia couto identidade nacional

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