As características pós-modernas na obra de Rimsky de Gilberto Mendes / As características pós-modernas na obra de Rimsky de Gilberto Mendes

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O presente estudo visa demonstrar as características pós-modernas na música exemplificadas através da obra Rimsky de Gilberto Mendes. Partimos da análise das referencialidades aí encontradas para informar e elucidar esta modalidade de composição contemporânea. Vincula, ao exame das questões estéticas implícitas na obra, a abordagem do livro do mesmo autor Uma Odisséia Musical dos mares do Sul à elegância pop/art déco procurando desvelar a compreensão do discurso ideológico subjacente. O tema sobre o pós-modernismo, não encerrando um consenso, persegue até hoje a necessidade de busca de um método que contribua para precisar um critério que permita sua devida explicação. Nossa tentativa de análise objetivou esclarecer os procedimentos que norteiam as composições e os pressupostos pós-modernos, a saber: fragmentação, citação, justaposição, descontinuidade. O pós-modernismo instaura um novo paradigma em nossa atualidade que requer (para que possa ser entendido em seu devido alcance) um exame preciso do modo de produção das obras e das conceituações daí decorrentes, sujeitos a polêmicas. Esta constatação demandou, no decurso desta pesquisa que se investigasse sobre questões filosóficas, epistemológicas e ideológicas como parte não só intrínseca, mas inevitável de seu objeto, estritamente amalgamadas em suas implicações estéticas. Transita portanto, pelas querelas teóricas, estéticas e ideológicas modernas e pósmodernas, apontando as teses conflitantes daí decorrentes. Intenta, neste sentido, abordar os limites conceituais que se aproximam e se distanciam do Modernismo que possam contribuir à reflexão da arte na atualidade.

ASSUNTO(S)

fragmentação fragmentação pós-modernismo modernismo modernismo música pós-modernismo música

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