Ao som da radiola, danÃando bem juntinho: configuraÃÃes e identidades no reggae midiÃtico de SÃo LuÃs do MaranhÃo

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O trabalho traz em seu conteÃdo uma anÃlise do processo de constituiÃÃo, configuraÃÃes atuais e respectivas dinÃmicas de identidade do chamado movimento reggae de SÃo Luis do MaranhÃo. O reggae à uma mÃsica surgida na Jamaica em fins dos anos 60, tendo como principal referÃncia mundial o cantor e compositor Bob Marley e a banda The Wailers. Em SÃo Luis, a mÃsica chega em 1970 e passou a integrar a paisagem sonora ludovicense, nos bailes populares, em programas de rÃdio, bem como nas residÃncias, atravÃs dos saudosos toca-discos e toca-fitas. AlÃm da adoÃÃo festiva, o movimento negro incorporou a simbologia contida no reggae: os anseios Ãtnicos, um mundo de igualdades, o retorno à Ãfrica, enfim, a dignidade do povo afro-descendente. No entanto, hoje o reggae està mais difundido e com uma configuraÃÃo muito especÃfica em SÃo Luis, haja vista constantes remodelamentos na estÃtica das mÃsicas, que sÃo produzidas em SÃo Luis, por maranhenses e com auxÃlio quase determinante, da tecnologia digital, que tem causado pensamentos contrÃrios à idÃia de uma mÃsica de raiz sendo superada pela mÃsica eletrÃnica. Neste processo atual, o repertÃrio reggae tem circulado de maneira mais abrangente, atravÃs de uma pÃgina na Internet que visa proporcionar a divulgaÃÃo do reggae alÃm-MaranhÃo e de maneira instantÃnea. Considerado neste trabalho como o maior circuito cultural constituÃdo no MaranhÃo, o reggae detÃm uma cadeia produtiva que envolve agentes, lugares e linguagens, que sÃo unificados nas exibiÃÃes dos programas de televisÃo e dos atà entÃo insuperÃveis programas radiofÃnicos. Com isso, percebe-se o reggae como matÃria de rearranjo, no que diz respeito à mÃsica e de remodelamento simbÃlico e cultural, no que diz respeito Ãs configuraÃÃes em SÃo Luis, em que o tema identitÃrio Ãtnico torna-se secundÃrio diante de uma nova proposiÃÃo estÃtica e de uma cultura de entretenimento urbano. Assim, percebe-se que no aspecto social, as propostas da essÃncia reggae como a reivindicaÃÃo de uma identidade Ãtnica e a conscientizaÃÃo do povo afro-maranhense nÃo foram atà hoje repassadas, pelos magnatas, ao regueiro, que à o grande responsÃvel pela manutenÃÃo e consolidaÃÃo do reggae no meio cultural de SÃo Luis

ASSUNTO(S)

comunicacao reggae mass music identidades media sÃo luis mÃdia identities reggae

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