Análise da distribuição das tensões nas estruturas de suporte de overdentures, rebordo residual e implantes, com sistema de conexão de coroas cônicas (Syncone-Dentsply). / Analysis of the tensions distribution in the structures of overdentures support, residual alveolar ridge and implants, with connection of conical crowns system (Syncone-Dentsply)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O sistema de osseointegração desenvolvido por Branemark revolucionou o campo das reabilitações protéticas, incentivando os profissionais a indicar e realizar próteses do tipo overdentures. Estes dispositivos representam uma ótima alternativa para solucionar os problemas dos pacientes desdentados, insatisfeitos por diversos fatores. Várias são as associações entre os implantes e os sistemas de conexões empregados em overdentures. A literatura e a prática clínica fazem observar que na dependência do sistema de conexão empregado, há uma diferença no comportamento biomecânico, realizado por este conjunto: prótese/implante/conexão. Desta forma, é importante analisar como as tensões se distribuem sobre as estruturas que suportam estas cargas, uma vez que não existe o ligamento periodontal ao redor dos implantes que promove o mecanismo fisiológico, natural nos dentes. Assim, o objetivo desta investigação foi de avaliar, com o auxílio do método fotoelástico, o comportamento da distribuição das tensões em sobredentaduras (overdentures), suportadas por quatro implantes Ankylos®/ Dentsply®, utilizando-se o sistema protético de conexão de coroas cônicas Syncone®/ Dentsply®, onde se comparou duas formas de distribuição dos implantes, na primeira (CPM1) os implantes foram posicionados nas regiões de incisivos centrais e pré-molares e o segundo (CPM2) os implantes estavam posicionados nas regiões de caninos e pré-molares. Os modelos receberam cargas de forma crescente de 0,0 a 9,0 kg e, as tensões resultantes nas estruturas de suporte, foram analisadas fotoelasticamente. De acordo com a metodologia empregada nesta pesquisa, somos levados a concluir que: 1) Quando se associa o sistema Syncone® com overdenture ou sobredentadura, apoiada e retida sobre quatro implantes, sendo 2 localizados na região de incisivos centrais e 2 situados, diametralmente opostos, na região de segundos pré-molares na mandíbula - CPM1 - o rebordo residual é quem recebe a maior quantidade de tensões em relação aos implantes; 2) Quando se associa o sistema Syncone® com overdenture ou sobredentadura, apoiada e retida sobre 4 implantes, dispostos 2 a 2, bilateralmente e diametralmente opostos, nas regiões de caninos e pré-molares, na mandíbula (CPM2), as maiores tensões são transmitidas ao rebordo residual, sendo que os implantes suportes resultam mais preservados; 3) Comparativamente, o CPM2, aparenta ter transmitido menores tensões aos implantes que o CPM1; 4) Os implantes são preservados quanto à ocorrência de uma sobrecarga, durante a máxima intercuspidação dos arcos dentários, quando se emprega o sistema Syncone® associado à overdenture ou sobredentadura.

ASSUNTO(S)

coroa cônica resina fotoelástica telescopic crown implante photoelastic resin conic crown sincone pilar cônico prótese total overdenture prostheses sobredentadura coroa telescópica conic abutment syncone full denture implant

Documentos Relacionados