Análise comparativa do cultivo do camarão marinho Litopenaeus vannamei em sistemas com biofloco e convencional no litoral sul de Pernambuco.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

07/02/2012

RESUMO

Dentre as novas tecnologias de manejo que vem sendo propostas para a carcinocultura, o sistema BFT (Bio-Floc Technology) destaca-se por permitir o cultivo com altas densidades de estocagem, maior biosegurança e reduzida troca de água. O estudo teve como objetivo analisar o desempenho zootécnico, qualidade da água e aspectos microbiológicos no cultivo de Litopenaeus vannamei em larga escala, em sistemas super-intensivo com formação de biofloco (BFT) e convencional (CON) no litoral sul de Pernambuco. Para o BFT foram utilizados dois tanques de 200m, estocados com 375 camarões/m e cultivados por 130 dias. Em relação ao sistema CON, foram utilizados dois viveiros (2,85 ha cada), estocados com 12 camarões/m2, cultivados por um tempo médio de 105 dias. Biometrias semanais serviram para acompanhar o crescimento dos camarões e reajustar a oferta de ração em ambos os sistemas. As variáveis físico-químicas da água foram acompanhadas diariamente e, mesmo apresentando diferença significativa entre os sistemas BFT e CON, estiveram dentro dos níveis adequados para a espécie em relação a oxigênio dissolvido, pH, temperatura e salinidade. Ao final do cultivo os camarões apresentaram peso médio DP de 11,412,06g e 10,522,23g, sobrevivência de 32,4% e 59,1%, e produção (Kg/m2) de 1,39 e 0,072, para os sistemas BFT e CON, respectivamente. Com relação às concentrações dos compostos nitrogenados (NH3 e NO2), esses apresentaram níveis elevados durante o cultivo apenas no sistema BFT. Nos resultados referentes à microbiologia, se verificou a presença de bactérias do gênero Vibrio e elevada carga de coliformes fecais nos camarões cultivados no sistema CON. Já para o sistema BFT, foi constatada a presença de Staphylococcus coagulase-positivo nos camarões provenientes desse cultivo. Apesar dos problemas ocorridos de caráter técnico, sendo esses possíveis de serem corrigidos, o sistema BFT, empregado em escala comercial no nordeste do Brasil, demonstrou potencial para substituir o convencional, sendo uma boa alternativa para o aumento da produtividade e controle de efluentes, ratificando sua sustentabilidade.

ASSUNTO(S)

sustentabilidade compostos nitrogenados microrganismos doenças engenharia de pesca sustainability nitrogen compounds microorganisms diseases

Documentos Relacionados