Alejandra Pizarnik e a Condessa Sangrenta: uma análise do simbólico nas ilustrações góticas de Santiago Caruso
AUTOR(ES)
Ribeiro, Emilio Soares
FONTE
Galáxia (São Paulo)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2016-06
RESUMO
Resumo O presente trabalho se volta para a análise das representações imagéticas que o ilustrador Santiago Caruso faz dos símbolos góticos da obra A Condessa Sangrenta, da escritora Alejandra Pizarnik. Considerando a importância de se analisar as peculiaridades das linguagens envolvidas e como se relacionam na construção dos significados da obra em estudo, investigamos como Caruso, utilizando técnicas que incluem o esgrafiado, representou os símbolos da morte, do sangue, do espelho e do vermelho, que interagem no conto para conferir-lhe um caráter gótico.
ASSUNTO(S)
santiago caruso alejandra pizarnik símbolos góticos ilustração
Documentos Relacionados
- Uma ponte sob a morada do ser: proposta de leitura heideggeriana de Ãrbol de Diana de Alejandra Pizarnik
- Apresentação e tradução das obras La última inocencia e Las aventuras perdidas, de Alejandra Pizarnik
- O sujeito reconstruído: sobre algumas imagens mallarmaicas na obra de Alejandra Pizarnik
- Nas frestas entre a ciência e a arte: uma série de ilustrações de barbeiros do Instituto Oswaldo Cruz
- Bases neuroeducativas do papel das ilustrações: uma proposta de análise de livro didático