A saÃda do ser: a Ãtica de Emmanuel Levinas como crÃtica à ontologia clÃssica

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

01/07/2010

RESUMO

A presente pesquisa tem como objeto de investigaÃÃo a Ãtica da alteridade na filosofia de Emmanuel Levinas (1905-1995). Em primeiro lugar, este trabalho se propÃe apresentar o pensamento do filÃsofo franco-lituano em torno da problemÃtica do Ser, que vai desde De LâÃvasion(1935), passando pela elucidaÃÃo da dinÃmica do verbo ser como existÃncia e suas possibilidades de substancializaÃÃo em existÃncias concretas (existentes) e a anÃlise desse processo atà a apresentaÃÃo do nascimento do existente concreto como gÃnese da subjetividade, que se produz na separaÃÃo da existÃncia indeterminada e anÃnima ( Il y a); em segundo lugar, à apresentado o desejo metafÃsico como possibilidade de irrupÃÃo do Outro, desejo que abrirà espaÃo para se pensar um sujeito constituÃdo a serviÃo do Outro. Para tanto, sÃo abordados dois conceitos-chave que servem de base para a compreensÃo da Ãtica levinasiana, a saber: a Totalidade e a Ideia de Infinito; no terceiro momento à feita uma reflexÃo, a partir de Ãthique comme philosophie premiÃre (1982). Nesta obra, Levinas traz à tona, em seu pensar filosÃfico, o Outro manifesto como rosto e que convoca, irredutivelmente, a uma responsabilidade. à a Ãtica como filosofia primeira, portanto, que darà ao sujeito a possibilidade de sair da obsessiva presenÃa do ser enquanto posiÃÃo, isto Ã, do ser enquanto aquilo que hÃ, que consiste no descobrimento do Outro enquanto Outro e que arranca o Eu da monotonia e do sem sentido do Il y a.

ASSUNTO(S)

filosofia Ãtica alteridade ontologia Ãthique altÃrità ontologie levinas, emmanuel, 1905-1995 â crÃtica e interpretaÃÃo ontologia Ãtica

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