A obra ficcional e jornalística do escritor António de Alcântara Machado: letras e imagens

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Esta tese apresenta a indissociável relação entre vida/obra do escritor António de Alcântara Machado. Existência e criação aparecem como movimentos complementares que permitem delinear os contornos de uma personalidade marcante do modernismo paulista. A imagem final não é, e nem poderia sê-lo, acabada. De família tradicional, o autor tornou-se um homem rígido e coerente com suas posições políticas, éticas e estéticas. Simultaneamente, viveu hesitações e contradições em relação à dimensão religiosa e à vida amorosa. Descortinar essa estreita relação não foi o único objetivo do estudo. A polivalência de sua produção revela a curiosidade e inquietude intelectual que o norteava. Uma série de atividades relacionadas com as letras fica evidenciada no decorrer da pesquisa: jornalista, crítico teatral, musical e literário, cronista, contista, romancista, autor de peças de teatro inacabadas. Novamente encontramos outra ligação complementar, agora entre obra jornalística e literária. Ainda outras facetas do autor foram lembradas, de empresário a político. Através de uma intensa pesquisa procuramos localizar parte significativa do conjunto de textos do autor, seja enquanto homem de imprensa, seja como militante da causa modernista. Revisitar obra tão vasta, interpretá-la sob novos olhares e disponibilizá-la às novas gerações justifica todo o esforço empreendido. O foco do estudo recaiu na relação entre seus escritos e a produção de imagens. De um instantâneo fotográfico ao cinema, de uma caricatura ao desenho animado, os enredos de suas narrativas foram construídos através de um estilo que invoca uma profusão de imagens de diferentes naturezas. Ao final, o que presumíamos torna-se claro: só é possível conhecer a vida de um homem quando conhecemos suas idéias e seu trabalho, assim como só é possível apreender o todo de sua obra quando apreendemos todas as matizes dessa. Para tanto, utilizamos como método de investigação três princípios do pensamento complexo elaborado por Edgar Morin: dialógico, recursivo e hologramático. Esses princípios que são explicitados no corpo do trabalho - perpassam e sustentam teoricamente a tese. Para apresentar o resultado de todos esses movimentos, o estudo foi estruturado em quatro capítulos Intimidades, Mapas, Jornada e Imaginante. São caminhos de um itinerário imaginário que nos permitiu reconstruir aspectos da vida/obra do escritor. O resultado é o resgate e atualização de uma criação que não pode ser esquecida. Março de 2004, São Paulo 450 anos

ASSUNTO(S)

ciencias sociais aplicadas machado, antonio de alcantara -- 1901-1935 -- critica e interpretacao

Documentos Relacionados