A imagem, o rosto, a assinatura : escritores como personagens em romances de Ana Miranda
AUTOR(ES)
Cinthya Costa Santos
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Este trabalho propõe-se a examinar a inserção de escritores consagrados como personagens em romances de Ana Miranda. A transformação de dados biográficos em material para a criação literária é estratégia que tem sido largamente utilizada nas últimas três décadas, mais precisamente do final da década de oitenta à atualidade. A tese central é que o deslocamento do escritor, enquanto entidade empírica e histórica, para o universo ficcional, configura uma tipologia literária com natureza, funcionamento e função próprios. Considerando que este fenômeno contemporâneo partilha de determinados atributos e formula modelos de elaboração similares, o objetivo primordial é, a partir da análise do caso brasileiro, estabelecer as diretrizes que caracterizam esta série literária e que a diferenciam dos demais sistemas significantes.
ASSUNTO(S)
metaficção literatura contemporânea letras
Documentos Relacionados
- Omayra: reflexões sobre o rosto, uma fotografia e suas políticas
- Auto-experiência : a prática artística como imagem, projeção e intuição de si
- Personagem e voz na figura feminina dos romances de Ana Miranda e José Saramago
- Oribela e os outros : intertextos em Desmundo, de Ana Miranda
- Vídeo digital : imagem, tecnologia e informação