A expansão do ensino superior privado em Alagoas: um panorama pós-LDB. / The expanding of private highter education in Alagoas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O presente trabalho tem como proposta investigar o processo de expansão do ensino superior em Alagoas a partir da promulgação da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) até os dias atuais. Para tratar as relações existentes no fenômeno, utilizamos como método o materialismo histórico dialético, partindo da materialidade das relações sociais no modo de produção capitalista para explicar a essência da expansão local. Com essa sustentação teórica, analisamos as políticas educacionais no estado neoliberal brasileiro e seu desdobramento em Alagoas. Esse desdobramento é analisado por meio de dados do Censo de Ensino Superior e do discurso nacional e local, através de enunciados significativos, retirados de entrevistas do ex-ministro da educação Paulo Renato Souza, e dirigentes e donos de cinco Instituições de Ensino Superior privadas de Alagoas, criadas após a LDBEN. Para estabelecer essa relação entre as dimensões objetivas e simbólicas do fenômeno, trabalhamos com a Análise do Discurso (AD) de linha francesa. Concluímos que o mercado de ensino superior existente em Alagoas hoje apresenta um conflito cultural no que se refere ao gerenciamento das instituições, ao mesmo tempo em que segue as tendências atuais de mercantilização do ensino superior. Entendemos ainda que a realidade socioeconômica alagoana aponta contradições quanto às possibilidades de manutenção desse mercado, mas seu crescimento se efetiva por meio de uma estratégia de expansão do mercado educacional no Nordeste, apoiando-se na ampliação da ideologia da formação superior como necessária para a empregabilidade. Para isso, o mercado aposta na continuidade de uma política educacional que não invista na ampliação do espaço público e garanta a sustentabilidade das instituições através do financiamento de alunos carentes, reduzindo ainda mais as fronteiras entre o público e o privado.

ASSUNTO(S)

highter education educacao neoliberalismo ensino superior neo-liberalism mercantilização da educação análise do discurso private highter education discourse analysis ensino superior privado education mercantilism

Documentos Relacionados