A espetacularização da festa do boi-bumbá de Parintins: novos modos de produção artística

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Esta dissertação contempla como objeto de estudo a festa do boi-bumbá da cidade de Parintins/AM, adentrando num campo que ainda reclama por reflexões teóricas mais aprofundadas: os modos de produção artística e seus desenvolvimentos. Seu objetivo geral esteve relacionado à investigação das correlações estabelecidas entre a transformação da referida prática festiva em espetáculo de entretenimento e as mudanças em seus modos de produção. Seus objetivos específicos foram: examinar o processo de formação da classe artística e sua relação com o trabalho nos bastidores da festa; caracterizar as antigas formas de organização e produção; ressaltar os aspetos que afastam as atuais formas de trabalho daquelas que lhes antecederam; avaliar possíveis variações no material temático empregado na produção das obras. Utiliza como metodologia a Etnografia, uma estratégia de investigação que privilegia procedimentos, como diários de campo e entrevistas. Como resultados das análises, a dissertação apresenta as variações introduzidas no sentido e no propósito do trabalho artístico; a reorganização do terreno artístico, que culminou na divisão técnica das funções; o desenho de uma nova infra-estrutura para o desenvolvimento das atividades; as mudanças nas características de trabalho e a construção de uma nova base conceitual para a festa. Conclusivamente, a dissertação aponta a espetacularização da festa do boi-bumbá de Parintins como geradora de uma série de transformações nos modos de produção artística, a qual acabou produzindo uma verdadeira fratura entre as formas de trabalho registradas no estágio inicial de seu desenvolvimento e aquelas que se deixam visualizar na atualidade.

ASSUNTO(S)

visual arts produção artística artes plasticas espetacularização, artes visuais artistic production entertainment boi-bumbá of parintins (festival) boi-bumbá de parintins

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