A dimensão coletiva na criação: o processo colaborativo no Galpão Cine Horto

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Nesta pesquisa, investigou-se a forma de criação teatral denominada processo colaborativo em experiências ocorridas nos projetos Oficinão e Cena 3 x 4 do Galpão Cine Horto, esse último em parceria com a Maldita Cia. de Investigação Teatral. Os projetos marcam, a partir de 1999, as primeiras experiências em Belo Horizonte voltadas para a reflexão e o exercício sistemático do processo colaborativo, em parceria com os criadores paulistas Luís Alberto de Abreu e Antônio Araújo, entre outros supervisores, orientadores e convidados, que difundiram o conceito e a prática em escolas e grupos no país. Neste trabalho, questionou-se os motivos pelos quais um coletivo de artistas escolhe o processo colaborativo como meio de criação. Tendo como base duas montagens, O homem que não dava seta (2002) e Casa das Misericórdias (2003) para a análise do processo colaborativo. A hipótese é que o processo colaborativo interessa aos grupos teatrais e aos artistas que investem no chamado teatro de grupo, porque possibilita a verticalização da experiência coletiva no campo da criação, uma vez que esta experiência é recorrente nos grupos teatrais em seu modo de produção.

ASSUNTO(S)

criação (literária, artística, etc.) teses. arte teses teatro pesquisa teses teatro de grupo teses grupo galpão teses eba.

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