Criacao Literaria Artistica Etc Teses
Mostrando 1-12 de 31 artigos, teses e dissertações.
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1. A construção de uma mitologia provável : um estudo de L Amérique, de André Chénier
Este trabalho propõe um estudo da obra L Amérique , de André Chénier, publicada postumamente em 1819, com o objetivo de demonstrar como o poeta constrói uma mitologia provável da América, partindo do referencial histórico-literário que orienta sua poesia. Busca-se, portanto, relacionar o pensamento iluminista ao mitológico no processo de criação
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/03/2012
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2. Dispositivo expositivo
A partir dos campos fronteiriços da curadoria, da expografia e do design gráfico, este projeto de pesquisa propõe estudos que enfoquem aspectos e relações entre os processos de produção, circulação e apresentação das manifestações artísticas e dos elementos formadores da cadeia expositiva (artista-curador-espectador). Como objeto de estudo e ap
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/11/2011
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3. Artista - corpo - cidade - política - arte: relatos sobre Artur Barrio e sua obra
Durante as décadas de 1960 e 1970, momento em que diversos países latino-americanos viviam sob regimes ditatoriais, importantes e contundentes manifestações artísticas se desenvolveram. Diferenciando-se da produção em curso na América do Norte e na Europa, os artistas que atuavam no Brasil e na América Latina reagiam a um panorama de coerções, per
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2011
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4. A imagem conceitual: uma contribuição ao estudo da arte contemporânea
O estudo que realizamos sobre a imagem conceitual buscou revelar uma categoria de arte, presente na arte contemporânea dos anos 1960 e 1970, que até agora não havia sido devidamente percebida. A imagem conceitual é um tipo de imagem em que se visualizam conceitos, dá visibilidade às idéias em arte e por isso é obra, e não apenas registro. Identifica
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
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5. Observatório: por uma materialidade da imagem na arte
Having, as main focus, the perception of the image materiality, this research tries to explore the space where image production is settled within the plastic arts, joining different procedures going from the simple nature observation and the use it makes of the technological, analogical and digital resources, always aiming to make evident the touchtability o
Publicado em: 2011
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6. A dinâmica do jogo em alguns procedimentos da arte
O presente trabalho trata de aproximar minha produção artística de uma investigação teórica em torno das artes visuais frente às literárias. As relações de uma palavra e imagem aqui são tratadas a partir do conceito do jogo e sua dialéticas resultantes, das relações de temporalidade e especialidade na arte e na literatura, e da escrita descriti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/12/2010
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7. Entre Lapinha da Serra e o Mata Capim: fotografia e relações de trocas simbólicas
A presente dissertação analisa os procedimentos que permeiam uma experiência artística em que a fotografia é utilizada como meio de interação e trocas simbólicas com indivíduos ou grupos. Tal análise, busca percorrer os meandros da criação, passando pela sua elaboração conceitual, seus procedimentos de inserção/interação e sua constituiçã
Publicado em: 2010
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8. Pelos ritos corporais: materializações poético-capilares
Atravessando o corpo por conceitos relativos às relações de gênero, meta-políticas, abjeção, erotismo, sacrifício e morte, estabelece-se aqui uma pesquisa em que ritual e resíduos orgânicos se tornam matéria-prima para a compreensão do corpo sensível e poético. A reversibilidade da vida na morte se torna possível através do retorno às trocas
Publicado em: 2010
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9. Desenho inscrito no corpo
Este trabalho trata das relações entre a experiência e o entendimento do próprio corpo e seus desdobramentos na prática do desenho e da observação como possibilidade de potencializar e oferecer outras perspectivas perceptivas a alunos de arte. Alunos que estejam corporalmente sensíveis para qual seria a origem de sua própria mobilidade e que conside
Publicado em: 2010
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10. Rastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramos
Esta tese trata dos modos como o leitor aparece em textos literários, particularmente nas obras Balão cativo, de Pedro Nava, e Infância, de Graciliano Ramos. Para tanto, teve-se como orientação fundamental para o trabalho perguntas como o que é o leitor, o que faz o leitor de um texto quando lê, originadas das teorias sobre o leitor formuladas pela te
Publicado em: 2010
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11. Espaços: "Galáxias"
A leitura da espacialidade na obra de Haroldo de Campos revela um desafio. Espaço aqui não diz respeito apenas a uma referencialidade externa ao texto. A produção criativa de Haroldo nos conduz a um olhar particular para essa questão. Além da representação do que lhe é exterior, o texto haroldiano abrange a própria escrita enquanto referente espaci
Publicado em: 2010
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12. Corpopaisagem: dança e experimentações urbanas
Esta dissertação procura fornecer uma perspectiva sobre a dança inserida no contexto urbano, apropriando-se das ferramentas conceituais de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Utilizando a cartografia como referencial metodológico, busca-se, através de diálogos com experimentações urbanas, descrever as previsibilidades e possibilidades que a cidade ofer
Publicado em: 2010