A CIDADE HISTÓRICA DE LARANJEIRAS (SE): inter-relações entre o patrimônio material e o imaterial. / THE HISTORICAL CITY OF LARANJEIRAS (SE): inter-relationships between the tangible and intangible heritage.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/05/2012

RESUMO

O trabalho se propõea analisar inter-relações entre o patrimônio material e imaterial da Laranjeiras a partir dos processos identitários de seu agenciamento enquanto cidadehistórica. A análise dessa peculiar cidade monumento tombada como patrimônio por sua arquitetura, mas também marcada por ser a cidade como maior número de grupos folclóricos de Sergipe-nos revela as divergências e convergências entre esses elementos no processode construção pelos seus usuários de uma representação através da atribuição de status patrimonialpelos seus usuários. Ambos são materiais e imateriais, mas resguardam suas diferençasa partir da diversidade dereferencias étnico-culturaisem discursos constituídos sobre a história da cidade constituindo juntos, o que se denomina Patrimônio Material e o Imaterial,um sistema cultural mais amplo.A ação ritual do folclore toma como palco o cenário ritual da arquitetura da cidade, ambos expressivos da organização social da cidade, de seus processos históricos, seus conflitos, das suas negociações, seusdiscursos e das suas identidades constituídas sobre esse patrimônio, assim acabam por se efetivar comouma forma de expressão da cultura da cidade,manipuladapor seus usuárioscomo referentes da memória e da história. O conjunto patrimonial se apresenta como um fato social total, uma representação coletiva da cidade que coloca em jogo as próprias relações culturais da cidade e é no seu estudo conjunto que é possível entender de forma mais ampla a heterogeneidade e as relações internas e externas do sistema cultural da cidade.

ASSUNTO(S)

cidade histórica patrimônio material patrimônio imaterial identidade inter-relação representação cultura popular arquitetura. antropologia historic town material heritage intangible heritage identity, inter-relationship representation popular culture architecture

Documentos Relacionados