Inter-relationships between metabolic syndrome, nonalcoholic fatty liver disease and nutritional factors in elderly hypertensive patients. / Inter-relações entre síndrome metabólica, doença hepática gordurosa não alcoólica e fatores nutricionais em idosos hipertensos.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

26/02/2010

RESUMO

A síndrome metabólica é a condição clínica caracterizada pela associação de hipertensão arterial sistêmica, obesidade abdominal, tolerância à glicose prejudicada e dislipidemia, representando grande desafio na prática clínica. A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é caracterizada pelo acúmulo de gordura nos hepatócitos na ausência de ingestão alcoólica e está sendo reconhecida tanto como a principal causa de doença hepática crônica, quanto como um dos componentes da síndrome metabólica. O presente estudo teve como objetivo avaliar as inter-relações entre síndrome metabólica, doença hepática gordurosa não alcoólica e fatores nutricionais em um grupo de idosos hipertensos atendidos no ambulatório de um hospital da rede pública estadual da cidade de Fortaleza - Ceará. Foram estudados 229 pacientes (58 homens e 171 mulheres), os quais responderam a uma entrevista sobre sua alimentação habitual, tiveram aferida sua pressão arterial, realizaram exames antropométricos, bioquímicos e ultrassonografia. Os pacientes caracterizaram-se como predominantemente do sexo feminino (74,7%), faixa etária de 60 a 69 anos (59,0%), baixa escolaridade (50,2%), e renda familiar média geral foi de 2,5 1,7 salários mínimos. Foi baixa a prevalência atual de tabagismo (1,3%) e etilismo (19,7%). A prática de atividade física foi satisfatória (48,3% nos homens e 59,6% nas mulheres). A maioria dos pacientes apresentou excesso ponderal, segundo os critérios da WHO (1998) e de Lipschitz (1994), respectivamente, 74,2% e 53,7%, acúmulo de gordura abdominal (65,9%) e percentual de gordura corporal elevado (95,5%). A dieta mostrou-se insuficiente em fibras (73,8%) e frutas e hortaliças (86,9%), havendo consumo excessivo de sódio (76,4%). A prevalência de síndrome metabólica foi alta (81,0%), assim como foi elevada a de doença hepática gordurosa não alcoólica (45,0%). Houve associação entre síndrome metabólica e marcadores de estado nutricional (excesso ponderal, de gordura abdominal e de gordura corporal). Houve associação entre doença hepática gordurosa não alcoólica e excesso de gordura abdominal. Não houve associação entre as duas doenças e o padrão alimentar do grupo estudado.

ASSUNTO(S)

síndrome metabólica doença hepática gordurosa não alcoólica estado nutricional gordura abdominal dieta saude publica metabolic syndrome non-alcoholic fatty liver disease nutritional status abdominal fat diet

Documentos Relacionados