Arte Russa
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1. O modelo heurístico orgânico na obra de F. W. J. Schelling e sua recepção na Rússia do início do século XIX
Resumo Apresentando um breve histórico da ideia de organismo ao longo do século XVIII, tentaremos delinear a trajetória percorrida por ela até o momento em que se tornaria um elemento fundamental no debate sobre a nacionalidade russa promovido pela elite letrada do país após as Guerras Napoleônicas. Nesse trajeto, um papel fundamental é ocupado pelas
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2019-05
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2. Merde! Teachings from Russian art to Organizational Learning
RESUMO Considerar o ser humano em sua integralidade e entendê-lo como um ser espiritual, que não separa o existencial do instrumental e que encontra e molda os significados do que vive na ação, pode ser um caminho para repostas mais adequadas à sociedade atual (LINCOLN; GUBA, 2006). No presente artigo, relacionamos conceitos e práticas na arte russa co
Organ. Soc.. Publicado em: 2019-03
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3. Contribuições da concepção vigotskiana de arte para o ensino da cultura corporal
Resumo Este estudo analisa a concepção de arte desenvolvida por L. S. Vigotski (1896-1934) e suas contribuições para o ensino da cultura corporal, na educação física escolar. Especifica-se o contexto de sua produção e divulgação no Brasil, as concepções de arte e infância desse psicólogo, bem como suas possibilidades pedagógicas no ensino da
Psicol. Esc. Educ.. Publicado em: 2017-12
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4. L. S. Vigotski e o ensino de arte: "A educação estética" (1926) e as escolas de arte na Rússia 1917-1930
Resumo Problematizam-se, neste artigo, as relações entre "A educação estética" (1926), de Lev S. Vigotski, e o contexto de reestruturação da educação e do ensino das artes após a Revolução Russa de outubro de 1917. Trata-se de pesquisa bibliográfica que operou um diálogo entre Vigotski e os historiadores que estudaram as escolas de arte anterio
Pro-Posições. Publicado em: 2016-08
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5. Alguns aspectos da semiótica da cultura de Iúri Lótman / Some aspects of Yuri Lotman\ s semiotics of culture
O presente trabalho tem por objetivo a análise da evolução da semiótica da cultura na obra de estudioso da cultura e literatura, crítico e filósofo russo Iúri Lótman por meio de traduções e dos comentários concernentes aos seus ensaios, escritos em diferentes épocas e dedicados aos principais conceitos da semiótica da cultura, tais como o fenôm
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/06/2012
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6. O conceito de língua/linguagem em 1984 de Orwell
Este trabalho discute o conceito de língua/linguagem em 1984 de George Orwell e relaciona esse conceito com o da linguística oficial russa das décadas de 1920/1930. Para tanto, selecionamos, especificamente, a novilíngua como corpus de pesquisa. A novilíngua consiste em um sistema linguístico elaborado pelos detentores do poder da ficção orwelliana q
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/11/2011
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7. Zanguési, de Velimír Khlébnikov: a utopia da obra de arte como síntese perfeita do universo / Zanguézi, by Velimír Khlébnikov: the utopia of the artwork as the perfect synthesis of the universe
The present study is divided in two parts which comprise two objectives with the same level of importance: the first part is a complete annotated translation of Zanguézi, literary text of the Russian poet Velimír Khlébnikov whereas the second is an analytical review of the same work. As a primary objective, this study brings for the first time to Brazilia
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/05/2008
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8. Russian ark, memory ark / Arca russa, arca da memoria
Este trabalho é uma interpretação do filme "Arca Russa", dirigido pelo cineasta Alexander Sokurov, como construção de um espaço da memória sob a luz dos escritos do autor italiano Giulio Camillo. "Arca Russa" remete a imagens literárias, imagens de um palácio, imagens de quadros, imagens de uma cidade, imagens da imaginação. Segui a própria idéi
Publicado em: 2007
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9. Ontological criticisms of Carlos Nelson Coutinho`s Theory of democracy as an universal value / Crítica ontológica à teoria da democracia como valor universal de Carlos Nelson Coutinho
No momento histórico de auto-reforma da autocracia burguesa, em 1979, proclamada pela anistia política, no período inicial do governo de João B. Figueiredo, foi publicado, na Revista Encontros com a Civilização Brasileira N 9, o ensaio de Carlos Nelson Coutinho "A democracia como valor universal" que é a raiz de nosso trabalho. Esse seu ensaio é cons
Publicado em: 2007
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10. Arte, ensino, utopia e revolução: os ateliês artísticos Vkhutemas/Vkhutein (Rússia/URSS, 1920-1930) / Art; teaching, utopia and revolution: Vkhutemas/ Vkhutein (Rússia/URSS, 1920-1930)"
In a short period of twenty years, between 1910 and 1930, the russian avant-garde artists experiment different kinds of artistic languages, from Italian Futurism to the Productivism, a radical trend in the front of life and art fusion - in the very straight way -, searching for the perfect expression of the modernity, the reality of these times and the makin
Publicado em: 2006
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11. As semioses da dança de Salomé na cultura: pintura, literatura, teatro, cinema
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar dois textos em que o mito Salomé foi traduzido, a saber: a peça de Oscar Wilde, intitulada Salomé (1893), e a adaptação deste drama para a tela cinematográfica no filme A última dança de Salomé (1987), produzido e dirigido pelo cineasta inglês Ken Russell. O estudo da intervenção semiótica entre
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/11/2005
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12. De sistemas novos na arte de Kazimir Malievitch : da historiab da arte a analise da lingagem artistica
"On The New Systems of Art", 1919, it s a first theoretical work of Kazimir Severinovich Malevich. This Russian artist of avant-garde, philosopher and pedagogue was the creator of the suprematism. In this work Malevich introduce the new systems of modern art, such as the impressionism, the cubism, the futurism, the painting of Cézanne, Van Gogh and Gaugain;
Publicado em: 2005