Arte Filosofia Teses
Mostrando 13-24 de 40 artigos, teses e dissertações.
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13. A relação sujeito-objeto na Estética de Georg Lukács: reformulação e desfecho de um projeto interrompido
Discernir e expor o núcleo categorial da estética de maturidade do filósofo húngaro Georg Lukács é o objetivo do presente trabalho. Objetivo que, conforme se mostra aqui, implica no resgate da obra de juventude do autor, em particular, de seus manuscritos inacabados de estética produzidos em Heidelberg entre 1912-1918. Neste sentido, a estética marxi
Publicado em: 2010
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14. Entre caixa preta e cubo branco: o vídeo nos espaços das artes plásticas
Esta tese explora vários aspectos relacionados com a transposição da imagem em movimento, da Caixa Preta da sala de cinema, para o Cubo Branco da galeria-museu. Dado o nexo que, por definição, liga a imagem em movimento à sequência temporal, o território natural de pesquisa das suas possibilidades expressivas foi por muito tempo a narrativa cinematog
Publicado em: 2010
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15. A fotografia entrópica de Robert Smithson
A partir de um recorte dos trabalhos de Robert Smithson que envolvem a fotografia, ver-se-á como o conceito de entropia, noção central em sua obra, funda sua linguagem fotográfica, bem como esses trabalhos participam de uma renovação artística da fotografia fora da tradição documental. Desenvolve-se, então, uma análise mais detida de sua produçã
Publicado em: 2010
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16. Um banquete de ideias: o juízo crítico na restauração do afresco de Andrea Mantegna
Nestes escritos, busquei o equilíbrio entre o Pensamento e a Tecnociência. Como restauradora de obras de arte, preocupei-me com as decisões tomadas para as intervenções restaurativas, especialmente nos tratamentos pictóricos. Acreditei que a tomada de decisão deve ser antecedida e acompanhada de um juízo crítico, que é desenvolvido não só com dis
Publicado em: 2010
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17. O estético e o ético na psicanálise: Freud, o sublime e a sublimação / The aesthetic and ethical in psychoanalysis: Freud, sublimation and the sublime
As relações da psicanálise com as obras de arte, a filosofia da arte e as disciplinas estéticas têm sido objeto de inúmeras investigações. Desde sua invenção, a experiência artística esteve presente na argumentação metapsicológica de Freud. E se uma primeira aproximação do tema poderia sugerir que o recurso às formas artísticas ali encontr
Publicado em: 2010
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18. Francis Ponge: a poética do "mundo mudo" e o diálogo com as artes: a poética do "mundo mudo" e o diálogo com as artes
Essa dissertação realiza uma leitura crítico-analítica do livro Le Parti Pris des Choses (O Partido das Coisas), publicado em 1942 pelo poeta Francis Ponge, tendo por objetivo pesquisar como o autor explora, através de sua escrita, as relações entre as palavras e as coisas. Em nosso trabalho, observamos como estas relações acompanham as elucubraçõ
Publicado em: 2010
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19. Melancolia e crítica em Carlos Drummond de Andrade
Este trabalho aborda a temática da melancolia e a questão da negatividade atribuídas à poesia de Carlos Drummond de Andrade. Tais tópicos orientam o estudo das relações estabelecidas entre o poeta - sua prática artístico-intelectual - e o mundo moderno. A partir das reflexões de Sigmund Freud e Walter Benjamin, o conceito de melancolia é retomado
Publicado em: 2009
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20. A obra de arte como um fato hermenêutico-ontológico: a visão de Luigi Pareyson
Based on fundamental lessons of hermeneutic ontology, existences philosophy and more different arts theory developed during philosophys history, Luigi Pareyson build an aesthetic theory which defends the ontological registration of the art by recognizing the effective novelty of the work of art. His aesthetic theory introduces the concept of forms legality i
Publicado em: 2008
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21. Do conteúdo à expressão:: uma análise semiótica dos textos pictóricos de mestre Ataíde
No presente trabalho, analisamos cinco textos/telas do pintor barroco Manoel da Costa Ataíde, que retratou episódios da vida de Cristo, por meio da semiótica plástica ou visual, a qual constitui um desdobramento da semiótica greimasiana (ou francesa). O principal objeto de nossa investigação é o semi-simbolismo, definido como um tipo de relação sig
Publicado em: 2008
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22. A ausência do trágico: a crítica da cultura em Nietzsche e Adorno
O texto que segue versa sobre a crítica de Nietzsche e Adorno à cultura e à produção artística contemporâneas, principalmente a partir de O Nascimento da Tragédia e Dialética do Esclarecimento, para poder tecer as concordâncias e divergências entre ambos. Um dos primeiros aspectos de concordância a serem destacados, então, é a respeito da incon
Publicado em: 2008
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23. As poéticas seiscentistas e a obra de Dom Francisco Manuel de Melo
Esta dissertação procura investigar os elementos mais significativos da poética seiscentista, como a emulação, a agudeza e o decoro, dentre outros. Para tanto, a pesquisa pressupõe a consulta direta aos principais tratados de retórica e de poética do século XVII, raramente abordados pelos críticos, como a Agudeza y arte de ingenio, de Baltasar Grac
Publicado em: 2008
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24. Objeto ambíguo: arte e estética na experiência contemporânea, segundo H. R. Jauss
Este trabalho examina a Estética da Recepção de Hans Robert Jauss como alternativa teórica para a arte e a experiência estética moderna e contemporânea. A princípio analisamos sua proposta de um novo paradigma de investigação histórica da arte para, logo em seguida, revermos os pressupostos teóricos que substituem a tradicional estética da repre
Publicado em: 2007