A relação sujeito-objeto na Estética de Georg Lukács: reformulação e desfecho de um projeto interrompido
AUTOR(ES)
Rainer Camara Patriota
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
Discernir e expor o núcleo categorial da estética de maturidade do filósofo húngaro Georg Lukács é o objetivo do presente trabalho. Objetivo que, conforme se mostra aqui, implica no resgate da obra de juventude do autor, em particular, de seus manuscritos inacabados de estética produzidos em Heidelberg entre 1912-1918. Neste sentido, a estética marxista é entendida e examinada como reformulação e desfecho do projeto interrompido de Heidelberg, pois, em ambas, o centro categorial é a determinação da autonomia da arte enquanto sujeito-objeto idêntico. No entanto, se na primeira estética Lukács tenta transplantar o princípio hegeliano para o contexto da filosofia transcendental do neokantismo (sob influência decisiva de Lask), na segunda estética, este transplante é conduzido sob bases materialistas (Marx), em razão do que, contrariamente ao dualismo transcendental sustentado no passado, são estabelecidas relações genéticas e interativas entre o plano da vida cotidiana (empírica) e o plano (normativo) da arte.
ASSUNTO(S)
filosofia marxista teses. filosofia teses. lukacs, gyorgy, estética. hegel, georg wilhelm friedrich, 1770-1831. estetica teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ARBZ-85KH2ZDocumentos Relacionados
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