Arte Contemporanea Sec Xx
Mostrando 1-12 de 20 artigos, teses e dissertações.
-
1. Arthur Omar e o efeito cinema na arte contemporânea
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre cinema e arte contemporânea abordando determinados momentos da produção artística e teórica de Arthur Omar. O início de sua trajetória artística é marcado pelo movimento de ruptura com o cinema documentário tradicional, período em que o artista vai introduzir a noção de antidocument
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/10/2011
-
2. Do frame à pintura
The study starts on the encounter, in contemporary art, between analog and digital media made possible by the use of technological means. It deals, more specifically, with the materiality and immateriality of painting and video languages, been based on artists of the contemporary scenes productions, Romanita Disconzi and my own poetic work. The poetic invest
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/10/2011
-
3. Por um conceito do político na arte contemporânea: o fator Santiago Sierra
Esta tese interroga a questão do político na arte contemporânea. O trabalho do artista Santiago Sierra constitui o foco de interesse da pesquisa, na qual são abordados, principalmente, os seus trabalhos reunidos sob a expressão estética remunerada. Alguns dos trabalhos que desenvolvi como artista durante o período do doutorado são considerados como p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/06/2011
-
4. Ruínas das cor: poéticas pictóricas do tempo
Na história da pintura ocidental se desenvolveram poéticas pictóricas do tempo, elementos de um contexto no qual sobrevive e interfere, na linguagem contemporânea da pintura, a imagem alegórica da ruína. Pensar sobre esta sobrevivência e interferência a partir das imagens da arte exige de nós uma análise transversal, que ultrapasse a mera cronologi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2011
-
5. Reflexão teológica da descida de Cristo à mansão dos mortos: origens e desdobramentos de um artigo da fé
A afirmação da descida de Cristo à morada dos mortos (ou aos infernos) tem sido alvo de muitas interpretações teológicas desde o séc II. Formulada num contexto bíblico, onde expressões como Sheol, Hades eram usais, refere-se ao tempo transcorrido entre a morte e ressurreição de Jesus, às atividades ele teria realizado nesse período e ao signific
Publicado em: 2011
-
6. Arte e revolução: caminhos para a emancipação social em Herbert Marcuse
Os caminhos que Marcuse aponta para a emancipação da sociedade são objetos de estudo dessa pesquisa. O objetivo principal. compreender o projeto de transformação da sociedade a partir da critica que o autor faz ao sistema vigente . luz da estética e da psicanálise. A investigação parte do entendimento da origem da sociedade e busca explicitar o que
Publicado em: 2010
-
7. Laboratório no museu: práticas colaborativas dentro de instituições de arte
Durante as décadas de 196070, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), sob a direção do prof. Walter Zanini, serviu de espaço para a experimentação de diversas linguagens artísticas. Entre as inúmeras atividades realizadas pelo diretor Walter Zanini, está a sua participação na Conferência Internacional de Museus e C
Publicado em: 2010
-
8. Entre arte e design: sobre afectos e afecções na obra de Guto Lacaz
Ao longo da história moderna e contemporânea, arte e design - oficialmente campos de conhecimento distintos apresentam diversos e incessantes pontos de interseções e analogias, estabelecem trocas e conexões, marcando profundamente a toda cultura visual desde o início do século XX. Relações que se apresentam de forma expressiva na obra de Guto Lacaz,
Publicado em: 2009
-
9. A impermanência do processo: poeira, caminhos, objetos / The process impermanence: dust, ways, objects
Essa dissertação levanta um conjunto de questões relacionadas à reflexão do processo artístico. Focando em conceitos como poeira, melancolia, flânerie e memória, foi desenvolvido um diálogo entre Walter Benjamin, W.G. Sebald, Georges Perec, Susan Sontag, Georges Bataille e Giorgio Agamben e, também, foram pesquisados os trabalhos de Marcel Duchamp,
Publicado em: 2009
-
10. Paisagem e denúncia: A paisagem contemporânea além da contemplação estética da natureza
This study constitutes in an effort to elucidate why contemporary artists still work with landscape. It appears in western culture almost at the same time as the idea of art that we share today, around the XIV century, at the beginning of modernity. Landscape has become extremely ordinary by the media since the second part of the XX century. It serves to eve
Publicado em: 2009
-
11. Do Memorial ao Uberlândia Clube: deslocamentos urbanos e temporais
Do Memorial ao Uberlândia Clube deslocamentos urbanos e temporais propõe o estudo da pintura Memorial produzida pelo artista Caetano de Almeida, dentro do Projeto Arte na Cidade, ocorrido em Uberlândia em 1995. O projeto foi promovido e realizado pelo Departamento de Artes Plásticas desta Universidade e contou com o apoio da Prefeitura Municipal. A temá
Publicado em: 2009
-
12. Lembrar para esquecer: Transitoriedade e criação
Este texto é resultado de uma pesquisa que venho realizando desde agosto de 2006, tendo como objeto de estudo a procura das raízes de minha prática artística. Busco um aprofundamento teórico das reflexões relativas aos aspectos que envolvem meu processo de criação: tempo, esquecimento e memória. Para desdobrar e ampliar estas questões, recorro à a
Publicado em: 2008