Ariano Suassuna
Mostrando 25-36 de 49 artigos, teses e dissertações.
-
25. QUADERNA: UMA PERSONAGEM NA LITERATURA E NA TELEVISÃO
Este projeto tem como objetivo analisar a adaptação da obra de Ariano Suassuna, Romance dA Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta, para a minissérie, intitulada A Pedra do Reino, dirigida por Luiz Fernando Carvalho e exibida pela Rede Globo entre os dias 12 e 16 de junho de 2007. Esta análise será realizada a partir da cena da auto-coroa�
Publicado em: 2009
-
26. Relations between design and Suassuna s Armorial / As relações entre Design e o Armorial de Suassuna
A study of the Movimento Armorial with emphasis to visual arts and design proposals, starting from the visual work, discourse and objectives of Ariano Suassuna, founder and protagonist of this artistic and cultural movement from Pernambuco, aroused in the 1970s, who aims to produce an erutide art based on popular culture. Historical contextualization and app
Publicado em: 2008
-
27. Do picadeiro ao céu : o riso no teatro de Ariano Suassuna
The analysis of this work seeks to investigate the meaning of the laughter in the paraibano writer Ariano Suassunas armorial theater. The study departs, firstly, from an argumentation which centers its content in the theory of the many theoreticians of the question: Henri Bergson, Vladimir Propp, Jolles, Freud, Bakhtin. The essence of the laughter in Suassun
Publicado em: 2008
-
28. Deslocamentos Armoriais: da afirmaÃÃo Ãpica do popular na â NaÃÃo Castanhaâ de Ariano Suassuna ao corpohistÃria do Grupo Grial
The Armorial Movement has been having, starting from its officialization (1970) and even before it, the most varied aesthetic results in several artistic fields. However, the most significant set of theoretical formulations about it have always been under the responsability of its creator and main motivator, Ariano Suassuna. This writer has constructed up to
Publicado em: 2008
-
29. A literatura de Ariano Suassuna na tv : um estudo de formação estética
A presente dissertação trata de relações entre mídia e educação; de forma mais específica, analisa as minisséries televisivas O Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, a partir das quais estabelece articulações, tendo como foco a formação estética. Pergunta-se de que modo as duas produções televisivas permitem, através de seus personagens e
Publicado em: 2008
-
30. The Auto da Barca do Inferno and Compadecida and Barca do Motor Fora de Borda in a perspective of the morality / Os Autos da Barca do Inferno, da Barca do Motor fora da Borda e da Compadecida sob a óptica da moralidade
O presente trabalho tem por objetivo analisar as peças teatrais O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, elaborada durante o medievalismo português, o Auto da Barca do Motor Fora da Borda, de Luís de Sttau Monteiro, pertencente ao modernismo, e o Auto da Compadecida, brasileiro e contemporâneo. Serão traçados paralelos existentes entre eles, identif
Publicado em: 2008
-
31. Enunciado, identidade e memória: o lugar do esperto no cordel e no teatro nordestinos
Ce travail a pour objectif danalyser, dans les discours de la Littérature de Cordel, dans des textes de théâtre et de genres divers produits actuellement dans le Nordeste, comment la reprise de la construction identitaire stéréotypée du nordestino pauvre et ignorant, est transformée à travers le rire, en produisant identités de résistance régional
Publicado em: 2008
-
32. SOBRE A IDENTIDADE DA METÁFORA LITERÁRIA: UMA ANÁLISE DO ROMANCE DA PEDRA DO REINO E O PRÍNCIPE DO SANGUE DO VAI-E-VOLTA / ON THE IDENTITY OF LITERARY METAPHOR: A STUDY OF ROMANCE DA PEDRA DO REINO E O PRÍNCIPE DO SANGUE DO VAI-E-VOLTA
Esta dissertação reflete sobre a identidade da metáfora literária. Toma como base a teoria geral da metáfora inaugurada por George Lakoff e Mark Jonhson na década de 1980 - o que equivale a conceber a metáfora como um princípio cognitivo básico, como um mecanismo estruturador do conhecimento e da experiência que em muito ultrapassa os domínios da
Publicado em: 2008
-
33. Un intellectual history of Ariano Suassuna: lectures and appropriation / Uma história intelectual de Ariano Suassuna : leituras e apropriações
Procurou-se mostrar as origens intelectuais de alguns temas e personagens do escritor paraibano Ariano Suassuna. Ou seja, o contexto do autor, e de seus textos, foi investigado através da averiguação do modo como ocorreram suas apropriações e transferências intelectuais. A partir dos anos de 1945, Ariano Suassuna, em conjunto com outros escritores, lan
Publicado em: 2007
-
34. Dos mitos à picaresca: uma caminhada residual pelo Auto da Compadecida de Ariano Suassuna / De los mitos a la picaresca: un paseo residual por el Auto de la Compadecida, de Ariano Suassuna
Analisa os aspectos residuais constantes no Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. O enfoque teÃrico utilizado à o da residualidade, mÃtodo investigativo de Roberto Pontes. Nesse mÃtodo, buscam-se resquÃcios literÃrios e culturais, principalmente do medievo, nas manifestaÃÃes literÃrias e culturais da contemporaneidade. O Auto da Compadecida se co
Publicado em: 2007
-
35. Música dos espaços: paisagem sonora do Nordeste no movimento armorial
This work exams the presence of music in the imaginary constitution of spaces, taking as studys object part of the musical production of the Armorial Movement, officially casted in 1970 in the city of Recife, Pernambuco. From that so called, by the Armorials discourse, the essence of the brazilian northeastern popular art, the armorialists has intended to ma
Publicado em: 2007
-
36. CANTIGA DE LONGE: O MOVIMENTO ARMORIAL E A PROPOSTA DE UMA MÚSICA DE CONCERTO BRASILEIRA / CANTIGA DE LONGE: THE MOVIMENTO ARMORIAL AND THE PROPOSAL OF A BRAZILIAN CONCERT MUSIC
This study aims at discussing the conception of brazilian culture in which the artistic creation of Movimento Armorial is based. It seeks to understand the Armorial proposal for the creation of a brazilian erudite music based on the popular roots of our culture. First of all, Ariano Suassuna´s reflections on brazilian culture were investigated, specially th
Publicado em: 2006