Antropologia Do Imaginario
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25. Esporte e vanguardas artísticas: cubismo, Ashcan School e expressionismo
Considerando que os movimentos artísticos possuem algum grau de coerência interna no que se refere a uma forma peculiar de estabelecer relação com o contexto histórico e com o próprio fazer artístico, esse estudo teve por objetivo discutir a presença do esporte em obras de arte ligadas ao cubismo, à Ashcan School e ao expressionismo. Para alcance do
Motriz: Revista de Educação Física. Publicado em: 2011-03
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26. "Eu canto samba" ou "Tudo isto é fado" : uma etnografia multissituada da recriação do choro, do samba e do fado por jovens músicos / "I sing samba" or "It's all fado" : a multi-sited ethnography on the recriation of choro, samba and fado by young musicians
O choro, o samba e o fado são gêneros musicais populares e tradicionais e estão vinculados com a identidade e o imaginário dos seus países de origem, Brasil e Portugal. Na última década jovens músicos estão redescobrindo estes gêneros musicais através das suas práticas musicais, com a valorização das formas coletivas de aprendizagem e ambientes
Publicado em: 2011
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27. Imaginários políticos e religiosos no sul da América do Sul / Religious and political imaginaries in Southern Latin America
A presente tese de doutorado versa sobre encontros e aproximações de imaginários políticos e religiosos na Argentina, no Brasil e no Uruguai, Sobretudo, enfoca-se neste trabalho as imbricações existentes entre o campo político e o campo religioso por ocasião dos processos eleitorais ocorridos em Porto Alegre (BR), Buenos Aires (AR) e Montevidéu (UY)
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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28. O CONSUMO DE VINHO NA PÓS-MODERNIDADE: UMA ANÁLISE BASEADA NA ABORDAGEM DA ANTROPOLOGIA DO CONSUMO / WINE CONSUMPTION IN POSTMODERNITY: AN ANALYSIS BASED ON THE ANTHROPOLOGY OF CONSUMPTION APPROACH
A sensação de súbita popularidade do vinho no Rio de Janeiro é comum. De uns tempos para cá, multiplicou-se o número de revistas especializadas, blogs, sites na Internet, colunas em jornais de grande circulação, cursos e grupos de degustações, lojas, livros e guias de compra de vinho. Uma das conseqüências que pode ser notada em números é o aum
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/09/2010
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29. IdentificaÃÃes e recepÃÃo: O olhar dos moradores do bairro Pantanal ou Planalto Ayrton Senna sobre o vÃdeo popular da TV Janela / Identifications and reception: The look of the residents of the neighborhood Pantanal or Planalto Ayrton Senna on the popular video TV Janela
Esta pesquisa verificou de que modo cinco receptores dos vÃdeos da TV Janela, projeto da ONG Instituto de Desenvolvimento Social (IDS), se identificam com as representaÃÃes positivas acerca do âmorador do Pantanalâ (comunidade surgida em 1990 na periferia sul de Fortaleza - CE), apresentadas pelas produÃÃes audiovisuais. Os vÃdeos do projeto apresent
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2010
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30. O Pai ou a Função Paterna em Lacan de A Família
Essa dissertação teve como objetivo compreender por que na contemporaneidade é colocada grande ênfase no declínio da função simbólica do pai se desde 1938, no artigo A família (1987), Lacan desloca sua atenção para outro tipo de declínio, o da imagem social do pai, fazendo deste declínio o desencadeador de uma crise psicológica que ele identifi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/03/2010
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31. Do tamanho do mundo : regionalidade e universalidade na obra Sagarana, de J. Guimarães Rosa
Este trabalho discute a presença da regionalidade e da universalidade na obra Sagarana, de João Guimarães Rosa. Para tanto, são utilizados fundamentos teóricos oriundos dos estudos sobre imaginário social e identidade cultural, visando analisar a contribuição dos elementos imaginários e identitátios para a construção da regionalidade do universo
Publicado em: 2010
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32. Representações da seca no imaginário dos sujeitos rurais da Inhaúma-MG
O terna deste trabalho é o estudo da seca como representação social no imaginário dos agricultores. Esse estudo se realiza à luz de algumas correntes teóricas que se complementam, dialogando entre si com a geografia, a antropologia, a sociologia e a psicologia. O viés analítico escolhido para nortear o trabalho consistiu da abordagem cultural na geog
Publicado em: 2010
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33. A persistência da identidade regional na pintura das tradições gaúchas de Nelson Jungbluth (1921-2008)
A presente dissertação analisa a pintura de temática tradicionalista gaúcha, produzida na segunda metade do século XX e início do XXI no Rio Grande do Sul (RS), pelo artista Nelson Jungbluth (1921-2008). Pesquisamos e registramos em fotografia digital obras que estavam dispersas em espaços comerciais, livros e catálogos, reunindo um grupo significati
Publicado em: 2010
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34. Corpo e educação no vaso do feminino / Body and education in the feminine vase.
Desenvolvo nesta tese a perspectiva de que corpo e alma - como duplo inseparável - devem ser valorizados e cultivados nas práticas simbólicas educativas. Partindo de minha experiência do/no corpo, ou seja, de meu trajeto (Trajeto Antropológico) e do pretexto da vivência da prática do Lian Gong (ginástica terapêutica de origem chinesa) com um grupo d
Publicado em: 2010
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35. Interiores e exteriores da etiqueta e da decoração : genero, posição social e historia de vida / Inward and outward aspects of etiquette and decoration
Ao partir da percepção de um imaginário social que associa a etiqueta e a decoração à "coisa de dondoca", "coisa de rico" e "coisa de mulher" consolidou-se como um veio fértil a busca por compreensões que evidenciassem outros sentidos e olhares sobre o universo do "refinamento". Assim, esta tese teve como primeira frente de reflexão os manuais de et
Publicado em: 2010
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36. Remixando Teixeirinha : uma ánalise antropológica sobre a construção da imagem pública do "gaúcho coração do Rio Grande"
Esta pesquisa trata das maneiras pelas quais a imagem pública do artista popular gaúcho Vitor Mateus Teixeira, conhecido como Teixeirinha – que morreu em 1985, depois de uma longa carreira de sucesso no Brasil e no exterior na música e no cinema – é construída, percebida e colocada em circulação. Através de uma etnografia das manifestações de s
Publicado em: 2010