Andy Warhol
Mostrando 1-12 de 19 artigos, teses e dissertações.
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1. Andy Warhol e o cinema como máquina da verdade.
RESUMO Em 1963, no momento em que vivia o auge de sua carreira como artista pop, Andy Warhol passou a realizar também filmes, produzindo-os em ritmo constante até 1968. Este artigo investiga as relações entre pintura e cinema na prática artística de Warhol. Propõe-se uma leitura da obra do artista com base nas noções de aparência, artifício e perf
ARS (São Paulo). Publicado em: 05/09/2019
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2. Processo artístico e processo psicanalítico: pensando com Morgan, Warhol, Herrmann e Freud
Resumo Há processos artísticos análogos a interpretações psicanalíticas? Para pensar esta questão, tomo séries fotográficas sobre dança produzidas por Barbara Morgan, depois apropriadas por Andy Warhol em serigrafias, e as considero como um único “caso clínico”. A análise desses processos artísticos, tomados em conjunto, dispara uma discuss
Psicol. USP. Publicado em: 01/08/2019
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3. Entre el cine y la serigrafía: para una biografía sociológica de Andy Warhol
Resumo Procuramos neste artigo reconstruir uma breve biografia sociológica de Andy Warhol, ícone da pop art . Nosso objetivo é identificar em sua trajetória uma dimensão performativa da objetivação como sujeito do campo do artista norte-americano. Warhol transformou um procedimento original – a serigrafia – em obra de arte. Se, por um lado, Andy e
Tempo soc.. Publicado em: 25/04/2019
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4. Quando a vida sai para trabalhar: Andy Warhol
O texto discute a fusão contínua entre as esferas pública e privada na obra de Warhol, divisando em tal fusão a matriz de uma “cultura de celebridades”, esse fenômeno da sociedade contemporânea auspiciado pelo regime biopolítico e pelo mundo pós-fordista que seriam mais tarde descritos por autores como Antonio Negri e Michael Hardt. Focalizando p
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
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5. De volta ao mundo da arte: releitura das Caixas Brillo de Warhol à luz de uma história da gravura
A História da Arte tradicional muitas vezes passa ao largo do papel fundamental da gravura na divulgação e distribuição de obras de arte, graças a suas possibilidades quase infinitas de reprodução. Por causa disso, corre-se o risco de perder de vista determinados sentidos que podem ser encontrados em obras contemporâneas. Tratamos aqui das Caixas Br
ARS (São Paulo). Publicado em: 2012
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6. Embalagem: um conceito do imagético perecível
O presente estudo aborda aproximações dos conceitos de embalagem e imagem e, considera os impactos tecnológicos que viabilizam a reprodução de embalagens-imagens em série apontando o ―uso‖ ou ―consumo efêmero‖ das imagens descartáveis. Retrata um histórico das embalagens de consumo no Brasil paralelamente com pesquisadores qu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2011
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7. A dualidade presença/ausência nas imagens impressas de Edvard Munch e Andy Warhol: aproximações possíveis
Ao observar a iconografia na obra impressa desses dois artistas de contextos diversos, é possível estabelecer uma aproximação. Ambos praticaram repetições e variações temáticas/cromáticas. Uma exposição ocorrida no Louisiana Museum of Modern Art (Dinamarca) colocou lado a lado os dois artistas. O curador da exposição, Poul Erik Tøjner, afirma
ARS (São Paulo). Publicado em: 2011
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8. Sou uma pessoa profundamente superficial
GVLaw. Publicado em: 14/06/2010
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9. Through the mirror: the constitution of negginer paiting of Andy Warhol (1956-1968) / Através do espelho: a constituição da pintura inicial de Andy Warhol (1956-1968)
Andy Warhol started to work with the silkscreen techniques in the 1960s. Graphic and photographic images were copied and transferred straight onto canvas. The artist abandoned the traditional modes of painting and began working with the appropriation of serialized images from billboards, photos, packages and film. The use of such clichés was controversial.
Publicado em: 2009
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10. A sorte é cega: Uma instalação performática / Luck is blind
This text is about a reflection concerning poetics and processes of creation, in the field of Creative Processes in Visual Arts, which resulted from the artist author herself, acknowledging many procedures and principles of great relevance in her production, such as:usage of word, game, appropriation, dislocation, transformation, multiplicity, accumulation,r
Publicado em: 2009
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11. A sorte é cega: uma instalação performática / Luck is blind
Trata-se de uma reflexão sobre poéticas e processos de criação, na linha de Processos Criativos nas Artes Visuais, feita pela própria artista autora, reconhecendo vários procedimentos e princípios de grande relevância na sua produção, tais como: uso da palavra, jogo, apropriação, deslocamento, transformação, multiplicidade, acumulação, repeti
Publicado em: 2009
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12. Narrativas do eu : confissões na arte contemporanêa - o corpo como diário
A pesquisa que aqui se apresenta aborda a emergência da confissão na arte contemporânea. Notamos que os artistas, nas duas últimas décadas, vêm reconhecendo cada vez mais uma necessidade de expor a sua própria existência como obra de arte. Assim, a vida adquire um estatuto de arte. A existência e todo o peso da intimidade passam a ser os temas essen
Publicado em: 2009