Ambientes Virtuais Compartilhados
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1. The Lost Experience: estratégias de imersão em jogos de realidade alternada
Dentre as atuais formas midiáticas, o alternate reality games (ARG), ou jogo de realidade alternada, se destaca por proporcionar uma experiência lúdica com fortes qualidades imersivas. Configurando seu mundo ficcional em sintonia com a realidade cotidiana, o ARG busca borrar as fronteiras entre a ficção e a não-ficção, a fim de intensificar a experi�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/02/2012
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2. Letramento digital em contextos de autoria na internet
Nesta pesquisa investigamos a constituição de uma prática discursiva entre educadores em processo de formação inicial, atuando em uma rede sociotécnica, num ambiente virtual de aprendizagem e, nessa prática, buscamos compreender as relações entre a participação em contextos de autoria e o processo de letramento digital vivenciado por esses sujeito
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/12/2011
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3. O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em rede
Este estudo investiga os Grupos de Trabalho em Rede (GTR) do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE), mais especificamente os GTR de 3 informantes, que ocorreram em 2007 e 2008 no ambiente virtual Moodle. O foco da análise são as relações que se estabelecem entre o GTR e a proposta de Formação Continuada em Rede preconizada pelo progra
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/09/2011
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4. Coerência entre princípios e práticas na Wikipédia Lusófona: uma análise semiótica
This paper presents the method, the analysis and the results of a study that examined the operation dynamics and consistency between the guidelines of conduct and practice of editing at the Lusophone version of Wikipedia, the free encyclopedia. This work uses information and content published under the Creative Commons / Share alike 3.0 that indicates the ne
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/07/2011
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5. SIMP2P: Uma estratégia P2P de distribuição de texturas em Mundos Virtuais 3D / SIMP2P: Uma estratégia P2P de distribuição de texturas em Mundos Virtuais 3D
Mundos Virtuais Sociais permitem a criação de conteúdo dinâmico pelos usuários com personalização de imagens e alto grau de imersão com ambientes compartilhados em tempo real. No entanto, embora essa abordagem seja flexível e poderosa para os usuários, ela exige uma grande quantidade de recursos de rede e hardware do servidor e dos clientes. Result
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/03/2011
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6. Dinamicidade e Adaptabilidade em Comunidades Virtuais de Aprendizagem: Uma Textografia à Luz do Paradigma da Complexidade
A Internet possibilita formas diversas de práticas sociais que emergem, evoluem, transformam-se. Seus usuários conectam-se à web para comunicação, diversão, ou diversos outros motivos, e, cada vez mais, muitos estão on-line, como aprendizes que contam, segundo Moore e Kearsley (2007), com a possibilidade de salas de aula virtuais nas quais convergem t
Publicado em: 2011
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7. Socializando e aprendendo: a incorporação da rede social orkut ao ensino de língua inglesa
A incorporação de ambientes virtuais em contextos instrucionais tem sido uma prática cada vez mais comum em nossa sociedade. A adoção de ambientes não formais, ou seja, não projetados para fins pedagógicos, tem crescido consideravelmente devido às novas demandas educacionais que inserem o aprendiz como centro do processo de ensino-aprendizagem e pri
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2010
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8. Ensino de geoprocessamento em ambientes virtuais de aprendizagem
Atualmente, tecnologias de informação e comunicação estão sendo introduzidas na educação; contudo, são poucos os estudos que analisam sobre suas reais contribuições no ensino-aprendizagem. Este trabalho se insere neste contexto, pois tem como objetivo investigar o processo de implantação do ambiente virtual de aprendizagem MOODLE na disciplina Ge
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2010
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9. Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua / Online mapping : ways of computing at school with teachers who produce knowledge in training
Advances in information and communication technology (ICT) continually bring new possibilities for online social interaction, including a wide variety of tools to mediate communication (websites, blogs, wikis, webconferencing). These tools enable the increasing growth of online communities, as well as applications for the communities development. In this con
Publicado em: 2010
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10. Rede overlay de suporte a ambientes virtuais colaborativos em redes veiculares
Os ambientes virtuais colaborativos (AVCs) são ambientes sintéticos 3D compartilhados por múltiplos usuários localizados remotamente, com um objetivo comum, que acessam o ambiente por meio de avatares, representações gráficas do usuário. Os AVCs vêm ganhando campo em dispositivos móveis, como dispositivos de mão, celular, entre outros, através de
Publicado em: 2009
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11. Grid Computing and Cloud Computing: analysis of the social,environmental and economic impacts of the collaboration through the resources sharing. / Grid computing e cloud computing: análise dos impactos sociais, ambientais e econômicos da colaboração por meio do compartilhamento de recursos computacionais
Esta dissertação discute o excesso de recursos computacionais disponíveis mundialmente com capacidade de processamento excedente e também debate como o emprego dos conceitos de compartilhamento e colaboração influenciam a integração desses dispositivos para constituir um ambiente econômico e com alta capacidade de processamento. Atualmente, é poss�
Publicado em: 2009
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12. Suporte a ambientes virtuais colaborativos de larga escala em redes peer-to-peer, com gerenciamento de distribuição de dados em conformidade com o padrão HLA.
Em Ambientes Virtuais Colaborativos de Larga Escala (AVCs-LE), ambientes 3D sintéticos extensos são compartilhados entre um número muito grande de usuários que colaboram entre si para atingir um objetivo comum. Nesses ambientes, os usuários precisam ter uma resposta imediata às suas ações, e estas devem ser refletidas nos ambientes de todos os usuár
Publicado em: 2006