Adorno Theodor W 1903 1969 Critica E Interpretacao
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1. A música da nova filosofia: para ouvir o projeto filosófico-epistemológico de Adorno
A filosofia de Adorno traça seu caminho fora da tradição desde o seu ponto de partida, desde a relação entre pensamento e realidade que esboça. Como consequência, diferencia-se dessa tradição por sua maneira de considerar a constituição da realidade, pelos novos procedimentos cognitivos adotados, pelo trabalho linguístico necessário à expressã
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/11/2011
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2. Filosofia, música e sociedade: a noção de progresso em Theodor W. Adorno
O estudo aqui proposto visa compreender a noção de progresso em Theodor W. Adorno a partir do enfoque dado pelo próprio autor em seus dois textos principais: a Dialética do Esclarecimento e a Filosofia da Nova Música. A visão tradicional de progresso diz respeito às crescentes conquistas adquiridas pela humanidade no âmbito da técnica. O sensocomum
Publicado em: 2009
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3. Filosofia e arte em Theodor W. Adorno: a categoria de constelação
Esta tese demonstra que a categoria de constelação é a chave do que Adorno denomina modelos de pensamento e, como tal, garante a fidelidade à sua utopia do conhecimento. Com isso, enfrenta-se de modo fecundo dois problemas legados à tradição de interpretação: o que diz respeito à sua atualidade e o que procura o nexo entre arte e filosofia. Conclui
Publicado em: 2006