Filosofia, música e sociedade: a noção de progresso em Theodor W. Adorno

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O estudo aqui proposto visa compreender a noção de progresso em Theodor W. Adorno a partir do enfoque dado pelo próprio autor em seus dois textos principais: a Dialética do Esclarecimento e a Filosofia da Nova Música. A visão tradicional de progresso diz respeito às crescentes conquistas adquiridas pela humanidade no âmbito da técnica. O sensocomum apreendeu a categoria de progresso como o melhorar das coisas apenas o relacionando ao desenvolvimento da ciência e da técnica para afastar o medo da falta de recursos. Adorno explora uma crítica que põe em suspenso este conceito de progresso. Na Dialética do Esclarecimento, escrita conjuntamente com Max Horkheimer, Adorno utiliza seus estudos anteriores sobre música e filosofia para criticar o processo de desenvolvimento da razão ocidental, que se converteu em instrumentalização da vida. Neste estudo, o progresso técnico parece ser o responsável pela perda da autonomia e liberdade dos indivíduos, estando estes sujeitos ao controle de sistemas ideológico irracionais. No entanto, seus estudos sobre filosofia e música traçaram um outro panorama para o cenário da técnica, pois esta não seria por si só causadora do domínio dos homens, mas objeto determinante para tais interesses, ligados à funcionalidade econômica. É por meio do estudo da Filosofia da Nova Música e outros textos filosóficos do autor que se lançará luz às discussões nas quais Adorno falará sobre o progresso e seus limites, desmistificando a idéia de que ele teria abandonado a noção de progresso técnico por seu envolvimento com a razão instrumental. Assim, uma nova abordagem do conceito em Adorno pode ser formulada a partir de suas pesquisas sobre música, utilizando-se da reflexão filosófica para relacioná-la com a sociedade.

ASSUNTO(S)

filosofia iluminismo filosofia alemã - séc. xx enlightment phylosophy sociedade filosofia estética moderna music música progresso adorno, theodor w., 1903-1969 - crítica e interpretação música - filosofia e estética progress society

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