Adaptacoes Para O Cinema
Mostrando 1-12 de 44 artigos, teses e dissertações.
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1. A adaptação cinematográfica de Uma Tragédia Americana e Otelo em Match Point
Resumo O artigo retoma o histórico das adaptações cinematográficas do romance Uma Tragédia Americana (1925), de Theodore Dreiser, recuperando as discussões sobre a cena do afogamento. Os estudos de Sergei Eisenstein sobre o uso do monólogo interior no cinema e o comentário de Bertolt Brecht a respeito da trilha sonora na adaptação do romance de Dre
Ilha Desterro. Publicado em: 2017-04
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2. CADERNO DE IMAGENS: A INDUMENTÁRIA EM ADAPTAÇÕES DE OBRAS DE MACHADO DE ASSIS
Resumo Este caderno de imagens faz um passeio pela obra do escritor através dos olhos de alguns diretores e suas equipes de produção, conjugando citações retiradas dos textos e comentários sobre a indumentária das figuras. Faz sentido essa conjunção, uma vez que o escritor criticou e comentou os costumes sociais e as modas do seu tempo, assim como f
Machado Assis Linha. Publicado em: 2017-04
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3. Impactos de um documentário sobre o cotidiano de mães e filhos com deficiência: uma análise de cinedebates
Resumo O artigo analisa o impacto de um documentário sobre o cotidiano de mães e filhos com deficiência, exibido em congressos, festivais, universidades e escolas no Brasil, Colômbia e Japão. Produzido por profissionais do cinema e da saúde, cientistas sociais e uma rede de mulheres, o longa metragem “Um dia especial” foi premiado no Assim Vivemos
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2016-10
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4. Zur Beziehung zwischen Literatur und Recht in der deutschsprachigen Gegenwartsliteratur
A contribuição visa a investigar a relação entre os discursos do direito e da literatura na literatura contemporânea de língua alemã. Baseado na longa tradição dos Dichterjuristen (advogados-escritores) como Goethe, Kleist e Kafka, pretende-se discutir as atuais tendências no estudo de tais relações. Começa-se com reflexões teóricas sobre law
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2014-06
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5. REPRESENTAÇÃO SONORA ENTRE LITERATURA E CINEMA: a questão do ponto de escuta nas adaptações de Persuasão de Jane Austen
Explorar a representação sonora pela literatura e em adaptações de obras literárias para o cinema. Analisar a representação de ambientes sonoros, da relação dos personagens com tais ambientes e os processos de identificação entre espectador e personagem, especialmente pelas nuances possíveis do ponto de escuta. Entendemos neste artigo que analisa
Ilha Desterro. Publicado em: 2013-12
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6. Sobre representação e ética em Reigen de Arthur Schnitzler e suas releituras por Max Ophüls e Fernando Meirelles
Em 1903, Arthur Schnitzler publicou a peça Reigen (port. A ronda), a qual apresentava dez diálogos, cada qual se desenvolvendo antes e depois de uma conquista sexual. A obra pretende apresentar comportamentos típicos de diferentes classes sociais através da forma como se comportavam para chegar ao mesmo objetivo. A ciranda sexual apresentada no texto cau
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2013-12
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7. Crônicas em antologias, suas adaptações audiovisuais e os sentidos : o gênero na formação intercultural discursiva em comunicação social = Chronicles in anthologies, their audiovisual adaptations and meanings : the genre in the intercultural discursive formation from the social communications perspective / Chronicles in anthologies, their audiovisual adaptations and meanings : the genre in the intercultural discursive formation from the social communications perspective
Esta pesquisa destina-se ao estudo discursivo da leitura do gênero crônica - suas memórias e seu funcionamento - em duas materialidades. Buscamos compreender o funcionamento na forma escrita - em obras reunidas em antologias, e na forma audiovisual - em crônicas que foram adaptadas a partir de textos que se encontram publicados em antologias e veiculados
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/05/2012
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8. Da aurora à meia-noite e a questão da intermedialidade no expressionismo
O presente artigo objetiva reavaliar a questão intermedial do expressionismo referente à Da aurora à meia-noite, obra destacada de Georg Kaiser. O texto, escrito entre 1912 e 1915, e publicado em 1916, foi encenado em inúmeros teatros a partir de 1917. Em 1920, o diretor Karl Heinz Martin realizou sua transposição para o medium fílmico. A primeira par
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2012-07
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9. Transformações tecnológicas no cinema contemporâneo: um estudo sobre a primeira década do século XXI
O presente estudo tem como objetivo identificar os principais marcos tecnológicos do cinema e suas implicações nos processos cinematográficos contemporâneos. O trabalho aborda as atividades de produção, distribuição e exibição de filmes, para entender como a substituição da tecnologia vem transformando cada setor, estes em fase de adaptações p
Publicado em: 2011
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10. Tramas, teias e jogos dramáticos em Edward Albee, Patrick Marber e Mike Nichols
O presente trabalho explora a questão da interdisciplinaridade e da transposição de obras literárias para o cinema. Focalizando a adaptação de textos dramáticos ao cinema, o estudo propõe em um primeiro momento uma investigação teórica sobre gênero ficcional mimético; drama, a partir da perspectiva do jogo dramático como elemento construtor do
Publicado em: 2011
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11. Passado a limpo : a caracterização do protagonista e a representação da história em " O sobrado", de Erico Verissimo, e "Netto perde sua alma", de Tabajara Ruas, e em suas adaptações cinematográficas
The first part of this study analyzes, using a comparative approach, "O Sobrado", a chapter from the historical novel from the State of Rio Grande do Sul entitled O Continente (1949), itself part of the trilogy O tempo e o vento, and its film adaptation, O Sobrado (1956), aiming at establishing relations between the characterization of the main character, Li
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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12. A imagem pelas palavras: o processo narrativo de Luiz Vilela e seu desdobramento hipertextual no cinema e na televisão
A literatura e o cinema foram sempre objetos de comparação. As teorias sobre adaptação, durante muito tempo, basearam-se num estudo unidirecional, privilegiando o literário em detrimento do cinematográfico. O critério para análise da qualidade da obra audiovisual era sua fidelidade à literatura na qual se inspirava. Na sociedade atual, essa questão
Publicado em: 2010