Tramas, teias e jogos dramáticos em Edward Albee, Patrick Marber e Mike Nichols
AUTOR(ES)
Zanesco, Liane Mroginiski
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
O presente trabalho explora a questão da interdisciplinaridade e da transposição de obras literárias para o cinema. Focalizando a adaptação de textos dramáticos ao cinema, o estudo propõe em um primeiro momento uma investigação teórica sobre gênero ficcional mimético; drama, a partir da perspectiva do jogo dramático como elemento construtor do metadrama implícito e explícito; transtextualidade e cinema. Num segundo momento, a investigação analisa dois textos dramáticos, Who’s afraid of Virginia Woolf? , de Edward Albee, e Closer , de Patrick Marber, e suas respectivas transposições para o cinema pelo diretor Mike Nichols, examinando os elementos e recursos que os autores utilizam para construir o jogo dramático. Posteriormente, realizase uma análise comparativa entre os textos dramáticos e entre suas adaptações cinematográficas, buscando pontos de contato e de afastamento entre as obras, priorizando elementos denotadores do jogo dramático, além de características transtextuais que possibilitam a manutenção ou a alteração de significados entre os textos dramáticos e seus respectivos filmes.
ASSUNTO(S)
literatura comparada albee, edward, 1928- mimetic genre drama cinema e literatura marber, patrick, 1964- nichols, mike transtextualidade cinema drama comparative literature dramatic game transtextuality
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/27945Documentos Relacionados
- América Latina no século XIX: tramas, telas e textos
- Aplicação de jogos dramaticos em sala de aula
- Tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em Psicologia
- Influencia dos jogos dramaticos na recuperação de crianças lentas
- Three tall womenby Eduard Albee: autobiography or criticism concerning the American society?