Voz No Canto Lirico
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1. Efeitos imediatos do exercício de trato vocal semiocluído com Tubo LaxVox® em cantores
RESUMO Objetivo O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos imediatos do exercício de trato vocal semiocluído (ETVSO) com tubo LaxVox® em cantores. Método Participaram 23 cantores, estudantes de canto lírico, com idades entre 18 e 47 anos (média de 27,2 anos). Inicialmente, a coleta de dados envolveu a aplicação de um questionário contendo os
CoDAS. Publicado em: 2016-10
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2. Diferentes abordagens de ensino para projeção vocal no canto lírico
Resumo: Existem diversas concepções a respeito de como desenvolver a projeção da voz no canto lírico, embora o recurso seja corriqueiramente enfatizado na prática desse estilo. O objetivo da presente pesquisa foi o de identificar e analisar as principais formas de abordagem de ensino da projeção vocal no canto lírico, por professores atuantes nessa
Per musi. Publicado em: 2016-04
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3. Body posture, voice and self-image in opera singers / Postura corporal, voz e autoimagem em cantores líricos
O canto lírico é uma atividade que requer refinamento da coordenação motora, para obter controle da postura durante a emissão vocal, e consciência corporal para garantir harmonização dos gestos com a autoimagem. Muitas vezes, a dificuldade em promover ajustes na postura pode comprometer a qualidade e o controle da voz. Isto ocorre devido à estreita
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/12/2012
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4. Análise das variações do vibrato de cantoras líricas em duas cadências musicais de caráter alegre e triste
Este trabalho descreveu possíveis padrões de vibrato atribuíveis aos caráteres triste e alegre, utilizando a análise espectral e o algoritmo de análise do espectro do tremor e vibrato na voz humana desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Física da UFMG, vislumbrando o reconhecimento da análise espectral como ferramenta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011
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5. Índice de desvantagem vocal no canto clássico (IDCC) em cantores eruditos
TEMA: auto-avaliação da alteração vocal na qualidade de vida de cantores eruditos. OBJETIVO: verificar se a presença de queixa vocal em cantores eruditos produz desvantagem na qualidade de vida no que diz respeito ao uso da voz cantada e se tal desvantagem pode estar relacionada ao sexo, à idade, à classificação vocal ou ao tempo de canto. MÉTODO:
Pró-Fono Revista de Atualização Científica. Publicado em: 2010-09
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6. Benito Maresca: formation and professional trajectory / Benito Maresca: formação e trajetória profissional
O objetivo primeiro da pesquisa é o de investigar a formação musical, formal e não formal, e a evolução da carreira do cantor lírico e professor Benito Maresca. Para tanto, busquei caracterizar as dificuldades encontradas por Benito Maresca, ao empenhar-se em encontrar um professor que pudesse atender às suas necessidades, e o caminho trilhado na bus
Publicado em: 2009
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7. A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro / The singer Joaquina Lapinha : her contribution for the coloratura soprano repertoire in the Brazilian colonial period
Nesta pesquisa nos propomos a estudar os aspectos da prática musical dramática brasileira, principalmente no Rio de Janeiro entre o final do século XVIII e início do XIX, segundo a trajetória artística da cantora e atriz Joaquina Lapinha, que atuou tanto nos palcos cariocas quanto lusitanos. Por meio do estudo dessa intérprete brasileira, buscamos tra
Publicado em: 2009
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8. The lyric singers voice: the effect of the application of a motor coordination development program based on Piret and Béziers / Voz do cantor lírico: efeitos da aplicação de um programa de desenvolvimento da coordenação motora baseado em Piret e Béziers
A coordenação motora é a capacidade de organização do movimento no tempo e no espaço. Essa organização decorre da integração entre o comando cerebral e as unidades motoras dos músculos e articulações. As respostas motoras acontecem em cadeias musculares, onde um estímulo aciona um músculo e este por sua vez aciona um segundo e assim sucessivam
Publicado em: 2008
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9. ESTUDO DA FONAÇÃO E DA RESPIRAÇÃO, COM APOIO ABDOMINAL EXPANDIDO E CONTRAÍDO, EM CANTORES LÍRICOS
Objetivo: Analisar o ajuste do trato vocal e do diafragma de cantores líricos nos dois tipos de apoio respiratório: musculatura abdominal expandida (abdômen para fora) e abdômen contraído (para dentro), por meio de avaliações videofluoroscópica, laringológica e perceptivo-auditiva. Método: Foram selecionados oito cantores profissionais, quatro do s
Publicado em: 2008
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10. Análise de cantores de baile em estilo de canto popular e lírico:perceptivo-auditiva, acústica e da configuração laríngea
Objetivo: deste estudo foi verificar os ajustes laríngeos realizados por cantores profissionais do gênero popular durante a imitação do canto em estilo lírico uma vez que muitas vezes ao ouvirmos um cantor popular interpretar uma música clássica percebemos que o mesmo faz modificações em sua qualidade vocal, tentando se aproximar, por imitação, do
Revista Brasileira de Otorrinolaringologia. Publicado em: 2002-05