Vocalidade
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
-
1. O “direito” de falar em pleitos: o gênero nos códigos jurídicos afonsinos
Resumo: Este artigo não é uma tentativa de estudar a vocalidade ou a oralidade em textos escritos e jurídicos assumidos por figuras femininas. Embora isso seja importante, dentro dos limites metodológicos do que sugerem as documentações que analiso, o que tenho em mente é saber se, como e por que as diretrizes de gênero atuaram de maneiras transversa
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 06/09/2018
-
2. No Marulhar das Glossolalias em Artaud
Resumo: A partir da obra de Artaud, evidencia-se um ideário que sugere princípios para uma vocalidade no contexto da performance. Essa vocalidade é baseada em uma noção de glossolalia como conceito vinculado às práticas enunciativas, sobretudo como potência para desarrazoar estratos vocais. Assim, a glossolalia pode agregar valores sonoro-poéticos q
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
-
3. Quem conta um conto : o amor como encontro na contação de histórias
O trabalho visa refletir sobre as relações de amor na contação de histórias através do relato das experiências do grupo Quem conta um conto - contadores de histórias e da trupe Quem conta um conto ¿ trupe de contadores de histórias. Para tanto, entende-se que as relações de amor fazem que a performance da contação de histórias esteja diretamen
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
4. Oralidade, memÃria e tradiÃÃo nas narrativas de assombraÃÃes na RegiÃo do Cariri / Orality, memory and tradition in the narratives of apparitions in the Cariri
Esta dissertaÃÃo, realizada para o Mestrado em HistÃria do Programa de HistÃria Social da Universidade Federal do Cearà (UFC), tem como objetivo historicizar o conteÃdo das crenÃas em assombraÃÃes que se difundem e se constroem nas narrativas orais do Cariri, num universo cultural de longa duraÃÃo. Como objeto da HistÃria Cultural, com suas impli
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/10/2011
-
5. A palavra em movimento: algumas perspectivas teóricas para a análise de canções no âmbito da música popular
O presente artigo apresenta as linhas gerais de algumas perspectivas teóricas que podem ser úteis para a análise de canções no âmbito da música popular. O eixo orientador das perspectivas teóricas aqui apresentadas é a abordagem da canção a partir da performance da palavra cantada, ou seja, o conjunto de interações que se estabelece entre o corp
Per Musi. Publicado em: 2010-12
-
6. Os trabalhos de amor e outras mandingas: A experiência mágico-religiosa em terreiros de umbanda
O texto que se segue aborda a experiência mágico-religiosa que muitos indivíduos vivenciam quando vão à busca de resolver seus problemas amorosos, financeiros e de saúde através de trabalhos realizados por pais e mães-de-santo umbandistas. Os trabalhos de amor, os trabalhos de destranca e os trabalhos de cura são os ritos mágico-religiosos pelos qu
Publicado em: 2010
-
7. Voz & emoção : provocações a partir de Wolfsohn, Roy Hart e Pantheatre
Esta dissertação se propõe a discutir princípios e identificar alguns procedimentos técnicos que provoquem a descoberta, particularmente por atores e bailarinos, de novos territórios de vocalidade, que contribuam para enriquecer a construção da poética cênica. Considerando a emoção como elemento fundamental na descoberta de possibilidades para a
Publicado em: 2010
-
8. Teatralização do sagrado islâmico: a palavra, a voz e o gesto
A proposta do artigo é apresentar um dos elementos performáticos da religião islâmica: a salat (oração islâmica). O modo como a salat é elaborada fisicamente, moldando o corpo do muçulmano, permite que esse seja visto como um veículo de comunicação entre o fiel e Deus. Nesse sentido, estabeleço uma proximidade entre o ator que repete, ensaia o s
Religião & Sociedade. Publicado em: 2009
-
9. Niketche: a dança da recriação do amor poligâmico
A principal questão investigada e comprovada pela leitura de Niketche: uma história de poligamia (2004), da escritora Paulina Chiziane, remete-se às analogias no diálogo plural, no espaço da experiência perceptiva e cultural geradora de imagens libertárias da consciência feminina no contexto poligâmico moçambicano. Na direção da narração intrad
Publicado em: 2008
-
10. A produção de sentido a partir da dimensão acústica da cena: uma cartografia dos processos de composição de Santa Croce e de O Naufrágio
O objeto de estudo da presente pesquisa é a dimensão acústica da cena, constituída pelas esferas da palavra, da música e do entorno acústico. Após a consideração de estudos realizados na área, essas esferas foram definidas, justificadas e aplicadas em processos de composição desenvolvidos entre os anos de 2004 e 2006 na Universidade de Brasília.
Publicado em: 2007
-
11. Uma viagem através da poesia : vivências em sala de aula
Uma viagem através da poesia: vivências em sala de aula consiste num estudo que objetiva analisar de que forma o resgate da oralidade, da corporalidade e da vocalidade do poema, bem como textos de folclore puro e de inspiração folclórica podem promover a aproximação de pré-adolescentes do Ensino Fundamental da leitura e da experimentação da escrita
Publicado em: 2007
-
12. A voz dos quilombos: na senda das vocalidades afro-brasileiras
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a vocalidade nas performances culturais tradicionais. A pesquisa começou a partir do trabalho de campo desde 1998 a 2003 na comunidade quilombola de Pombal (GO). O ponto de partida é o conceito de vocalidade formulado por Zumthor, que acrescenta à oralidade a dimensão "in-corporada" do vocal na produção histór
Horizontes Antropológicos. Publicado em: 2005-12