Violao Popular
Mostrando 1-12 de 30 artigos, teses e dissertações.
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1. Em busca da identidade dos instrumentos musicais no Brasil: um estudo exploratório da literatura de cordel
RESUMO O presente trabalho procura, em consulta a uma coleção de 2340 obras da Literatura de Cordel, explorar identidades culturais presentes nos instrumentos musicais aparentemente mais populares junto à população cultora de tal forma literária - sertão nordestino e parte da Região Norte do Brasil - desde o final do século XIX até o presente. Há
An. mus. paul.. Publicado em: 2017-04
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2. O arranjo e o improviso de Raphael Rabello sobre Odeon de Ernesto Nazareth
Estudo comparativo entre os procedimentos composicionais de Ernesto Nazareth (1863-1934) no original de Odeon para piano de 1910 (NAZARETH e MAURÍCIO, 1968) e as práticas de performance e de arranjo pelo violonista de choro Raphael Rabello (1962-1995) no seu arranjo gravado em áudio comercial (NAZARETH e RABELLO, 1991) e em seu improviso gravado em vídeo
Per musi. Publicado em: 2014-12
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3. Terra dos Pássaros: a permanência de elementos da contracultura na produção de Toninho Horta nos anos de 1970
Esse artigo apresenta uma análise da produção do compositor e instrumentista Toninho Horta, com enfoque em sua atuação ao longo dos anos 1970 e no processo de elaboração de seu disco inaugural, Terra dos Pássaros, lançado de forma independente, em 1979. Tendo como ponto de partida a MPB e os festivais da canção, em fins dos anos 1960, em um contex
Per musi. Publicado em: 2014-12
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4. ENTRE O PIANO E VIOLÃO: A MODIHA E A CULTURA POPULAR EM FORTALEZA (1888-1920). / Between the piano and the guitar: the Modinha and popular culture in Fortaleza (1888-1920).
The genre little fashion, protoformer urban popular music, grew up in a time when urgently sought a sense of national identity that, with the abolition of slavery and the proclamation of the Republic, won a new direction before the Brazilian intellectuality, translating into ideas such as Sílvio Romero, who advocated the "whitening" of racial and cultural B
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/10/2012
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5. O estilo composicional de Marco Pereira presente na obra Samba Urbano. Uma abordagem a partir de suas principais influências: a música popular brasileira, o jazz e a música erudita / The composicional style of Marco Pereira on the music "Samba Urbano". An view by his principals influences: the popular brazilian music, the jazz and the scholar music
Tendo em vista um panorama da música popular brasileira contemporânea este trabalho tem o objetivo de apresentar o estilo composicional de Marco Pereira a partir de um estudo de caso da obra Samba Urbano, composta para violão solo em 1980. Marco Pereira apresenta como suas principais referências elementos da música erudita, do jazz, e da música popular
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
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6. O VIOLÃO DO BRASIL NO SÉCULO XX: O LEGADO DE RAPHAEL RABELLO
O escopo do artigo é discutir a obra e contribuição do violonista Raphael Rabello para o violãoe a música popular brasileira, a partir de uma contextualização histórica e circunstanciada. Aobra de Raphael Rabello é analisada através de suas criações técnicas híbridas para o violãode seis e de sete cordas, além da contribuição da inserção
Publicado em: 18/03/2012
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7. Tiger Rag na interpretação do Le Quintette du Hot Club de France: história, análise e práticas de performance
Estudo sobre a assimilação do jazz na cultura popular francesa dos anos de 1930 e criação de uma sociedade de entusiastas desse estilo, especialmente em torno do Le Quintette du Hot Club de France. A transcrição e análise de Tiger Rag, música dos membros da Original Dixieland Jazz Band (Nick La Rocca, Eddie Edwards, Tony Sbarbaro, Larry Shields e Har
Per musi. Publicado em: 2011-06
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8. Referenciais para o ensino de violão na formação do musicoterapeuta / References for the teaching guitar in the training of music therapists
Por se tratar de uma pesquisa interdisciplinar, este trabalho apresenta como referenciais teóricos conhecimentos das áreas de Educação em nível superior, Musicoterapia e Educação Musical. Em geral, o professor de violão nos cursos de Musicoterapia é frequentemente confrontado com exigências específicas da área que os métodos de ensino tradiciona
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/04/2010
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9. Canção do Amor Demais: marco da música popular brasileira contemporânea
Discussão sobre a importância do LP Canção do Amor Demais dentro do panorama da cultura brasileira, mais do que do âmbito da música popular em si, a partir do texto de Vinícius de Moraes na contracapa do disco e da crítica de José da Veiga Oliveira. A fronteira existente entre o popular e erudito fica menos evidente neste disco, por conta do alto gr
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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10. Corporalidade musical na música popular: uma visão da performance violonística de Baden Powell e Egberto Gismonti
Recorte da tese de doutorado (SCHROEDER, 2006) em que proponho o conceito de corporalidade musical para poder explicar as performances de cinco músicos populares. Através da investigação das relações que dois deles (Baden Powell e Egberto Gismonti) constroem com seus instrumentos (violão popular) e linguagens (música popular instrumental), pretende-s
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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11. A obra de Garoto para violão: o resultado de um processo de mediação cultural
Este trabalho tem como objetivo verificar o resultado de um processo de mediação cultural vivenciado por Garoto em sua trajetória artística. Trata-se de uma investigação que analisa o agenciamento realizado pelo compositor entre universos culturais distintos, sendo que a obra desse autor composta para violão solo, será observada a partir do diálogo
Publicado em: 2010
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12. A guitarra elétrica na música popular brasileira : os estilos dos músicos José Menezes e Olmir Stocker / The electric guitar in brazilian popular music : The styles of the musicians José Menezes and Olmir Stocker
O tema desta tese é a inserção da guitarra elétrica na música popular brasileira, processo que se deu de forma gradativa a partir de meados do século XX. Através do estudo dos estilos de José Meneses e Olmir Stocker, dois músicos que se dedicaram a esse instrumento, procuro compreender o modo pelo qual a guitarra elétrica não apenas foi introduzid
Publicado em: 2010