Tutameia
Mostrando 1-12 de 23 artigos, teses e dissertações.
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1. Mito, literatura e o boi rosiano
Resumo No universo poético-simbólico de Guimarães Rosa, o boi ou touro tem assento privilegiado. A obra do escritor é atravessada pelos berros e urros do gado, seu comportamento e existência, sua estranha sabedoria imemorial. O boi de Rosa vem de longe. Oriundo do substrato religioso das mais antigas civilizações - Assíria, Babilônia, Egito, Índia
Alea. Publicado em: 2019-04
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2. Humor e alegria em Tutaméia: terceiras estórias de Guimarães Rosa / Humour and joy in Tutaméia: third stories by Guimarães Rosa
Esta tese visa a esmiudar, a partir de uma abordagem marcadamente intratextual, a questão do humor e da alegria em Tutaméia: terceiras estórias de Guimarães Rosa. No primeiro capítulo, apresentam-se considerações mais teóricas e gerais sobre o tema, que aparece, em Rosa, matizado pelas sombras da angústia, da dormência, do trágico; ambos, alegria
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2012
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3. O presente da leitura: beleza e contradição
Este artigo examina o metaforizar da leitura e da releitura no último livro de Guimarães Rosa, Tutameia - Terceiras Estórias (1967), a partir da leitura de um de seus contos, "Desenredo". Na primeira parte, abordamos algumas questões teóricas em torno do lugar do leitor a partir da obra de Wolfgang Iser para, em seguida, mostrar como se constrói uma si
Alea. Publicado em: 2012-12
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4. Oblique speeches: the lure of the word in "Tutameia (terceiras estÃrias)" by JoÃo GuimarÃes Rosa. / Falas oblÃquas: o engodo da palavra em Tutameia (terceiras estÃrias), de JoÃo GuimarÃes Rosa
Esta dissertaÃÃo tem como objetivo analisar a obra "Tutameia âTerceiras EstÃrias", de JoÃo GuimarÃes Rosa, a partir de uma perspectiva sobre o engodo da palavra literÃria, e de como seus meandros tecem e elaboram a escrita. O estudo serà mais detalhado a partir de trÃs narrativas previamente escolhidas, intituladas âHiatoâ, âJoÃo PorÃm, o criad
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
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5. Cronos acorrentado: cultura histórica, tempo e memória nos contos de João Guimarães Rosa
O objetivo deste trabalho é discutir as representações sobre história, tempo e memória presentes na literatura de João Guimarães Rosa. A pesquisa examinou o modo como estes três elementos aparecem nos contos de Primeiras Estórias e Tutaméia Terceiras Estórias. Também foram analisadas as entrevistas concedidas pelo escritor mineiro, assim como as
Publicado em: 2011
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6. Sob o sórdido desarrumo : A feiúra em A benfazeja
Este trabalho objetiva a análise do conto ?A benfazeja?, de João Guimarães Rosa, publicado em Primeiras Estórias. Em sentido mais estrito, evidencia a tentativa do narrador em dissociar a feiúra da Mula-Marmela da maldade que lhe é atribuída pela pequena comunidade onde se desenvolvem os fatos. Deste modo, inicialmente, constitui referencial teórico
Publicado em: 2010
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7. Duplos em Tutaméia : terceiras histórias
Tutaméia (Terceiras Estórias), de João Guimarães Rosa, é uma obra que desestrutura o leitor. Os elementos que a tornam labiríntica são múltiplos: dois índices, dois títulos, ordenação alfabética dos contos, anagramas, epígrafes, glossário, quatro prefácios, ilustrações de capa e ilustrações ao final de cada estória. A tese que se propõe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/04/2009
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8. Mãos vazias e pássaros voando: memória, invenção e não-história em "Tutaméia: terceiras estórias", de João Guimarães Rosa / Empty hands and flying birds: memory, invention and non-story in "Tutaméia: third stories" by João Guimarães Rosa
Em 1967 João Guimarães Rosa publica Tutaméia: Terceiras Estórias, livro em que a história é questionada desde o início, quando o autor define seu texto como estória, uma forma narrativa mais próxima à anedota e contrária às grandes narrações da historiografia. Em Tutaméia, o sertão mineiro não é apenas um cenário de carências que só pode
Publicado em: 2009
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9. O chiste em Tutaméia: riso que (des)vela
The aim of this paper is to present the study of the laughter in Tutaméia, by João Guimarães Rosa, throughtout the four forewords and ten novels selected from the authors literary work. It is based on the psychoanalytical theory of Sigmund Freud and Jacques Lacan about the laughter (and delight in the humorous nuances) and the unconscious mind. By taking
Publicado em: 2009
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10. O FRAGMENTO EM TUTAMÉIA E NO LIVRO SOBRE NADA
O presente estudo está vinculado à linha de pesquisa Poéticas da Modernidade e da Pós-Modernidade, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, na área de Literatura Comparada - CCHLA/UFRN. Seu objetivo principal é observar a fragmentação da escritura como recurso estético privilegiado em Tutaméia, de Guimarães Rosa (1908-1967), e no L
Publicado em: 2009
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11. O narratário em alguns contos de Tutaméia (terceiras estórias) de João Guimarães Rosa
Nosso trabalho trata da análise de alguns contos da obra Tutaméia (Terceiras Estórias) de João Guimarães Rosa, com vistas à figura do narratário. Para tanto, procuramos mostrar a importância desta categoria da narrativa que pouca atenção recebeu até hoje por parte da crítica literária e que, fazendo-se presente de forma, às vezes mais, às veze
Publicado em: 2009
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12. Os provérbios na construção do poético em Tutaméia-Terceiras Estórias
The objective of this work is questioning the role exercised by proverbial sentences in the construction of poetic in Tutaméia-Terceiras Estórias, last book published by Guimarães Rosa in life. In the hypothesis proposed, the proverbs function as sample of the composition method by author, which comes from popular elements, such as proverbs, to submit the
Publicado em: 2008