Tipografia Historia
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1. Los libros escolares impresos en Tipografía de Serva (Bahía, 1811-1846): bibliografía e historia
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar os primeiros livros escolares impressos na Bahia, a partir da instalação da imprensa (1811), destacando a Tipografia de Serva como a responsável pela impressão e circulação de parte significativa desses manuais didáticos, evidenciando crescente demanda. O artigo ainda analisa os livros quanto à forma,
Rev. Bras. Hist. Educ.. Publicado em: 14/11/2019
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2. O impacto da Reforma Protestante na disseminação do livro Impresso / The impact of the Protestant Reformation in the dissemination of the printed book
A imprensa de tipos móveis, difundida por Gutenberg, contribuiu decisivamente para produção de livros em grande escala, influenciada principalmente pelo novo suporte de impressão, o papel. Desta união, surge o livro impresso, que a partir deste momento é produzido em grandes quantidades em um curto espaço de tempo, em relação ao livro manuscrito. É
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/09/2012
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3. Modelos caligráficos na escola brasileira : uma história do Renascimento aos nossos dias / Calligraphic models in Brazilian School: a history from Renaissance to our days
If the personal handwriting has to survive as individual skill against the new techniques of writing, it seems necessary to analyze the handwriting in a new perspective. Since we live in a universe governed by the technological media, in which the computer can be seen as a true extension of man, what is the place of handwriting?And yet, believing that design
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/09/2012
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4. A cor que veio do espaço : uma adaptação literária para histórias em quadrinhos
Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe o desenvolvimento do Projeto gráfico para histórias em quadrinhos. Como base, foi tomado a elaboração de uma adaptação do conto de horror “A Cor que veio do espaço”, de Howard Phillips Lovecraft para o formato de arte seqüencial. A proposta pretende converter a obra original para uma mídia que vem cre
Publicado em: 2011
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5. Impressão de livros sob demanda: o design como ponte entre distintos registros produtivos / On demand book priting: the design as a bridge between distinc productive registers
A presente dissertação trata de um estudo sobre produção de livros sob demanda em dois momentos distintos da indústria gráfica. Apresentamos uma abordagem histórica do percurso do livro, segundo seus atributos materiais e tecnológicos, que marcaram a transformação de seu caráter fabril de micro e pequena escalas à produção em massa. Ao analisar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/09/2010
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6. Igreja e comunicação social : um estudo de documentos do magistério pontifício
Esta dissertação de mestrado é o resultado de um estudo realizado sobre o pensamento da Igreja Católica a respeito da comunicação social, a partir da analise de documentos pontifícios que tratam deste tema e que foram publicados a partir da invenção da tipografia. Tal análise tem por objetivo entender qual o posicionamento da Igreja sobre a comunic
Publicado em: 2010
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7. Letra e imagem : a tipografia nas capas de livros desenhadas por Eugenio Hirsch / Letter and image : Typography on book covers by Eugenio Hirsch
Eugênio Hirsch (Viena, 1923 - Rio de Janeiro, 2001) é mais conhecido por seu trabalho na editora Civilização Brasileira na primeira metade da década de 1960. Sua atuação na editora do Rio de Janeiro foi marcada pela versatilidade de recursos visuais e pela ampla liberdade concedida pelo editor Ênio Silveira. No mesmo período produziu capas para a ed
Publicado em: 2009
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8. Relações entre a composição grafica e a tecnologia em anuncios publicitarios / The relationship between graphic composition and computer technology in Brazilian printed advertisements
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as relações entre os processos de composição gráfica e a tecnologia computacional na feitura de anúncios impressos brasileiros. Para o desenvolvimento desta pesquisa analisamos anúncios impressos catalogados no Clube de Criação de São Paulo a partir de 1976 até o ano de 2009. A escolha do corpus justifica
Publicado em: 2009
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9. CORDEL, ALMANAQUES E HORÓSCOPOS: E(ru)dição dos folhetos populares no Juazeiro do Norte-Ce. (1940 1960) / "CORDEL, ALMANACS AND HOROSCOPES": And (ru) condition of the leaflets in popular Juazeiro-Ce. (1940 - 1960)
Nesta pesquisa, buscou-se analisar a produção da literatura de folhetos populares na cidade de Juazeiro do Norte, a partir da inserção das primeiras tipografias na década de quarenta, responsáveis pela distribuição em larga escala de uma literatura popular para todo o Nordeste. A escolha do recorte temporal é definida a partir do ano de 1940, pelo r
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/10/2008
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10. Polifilo e o sonho da tipografia / Polifilo and the dream of typography
This is an introduction to the book "Hypnerotomachia Poliphili", from dominican Francesco Colonna, and published by Aldo Manuzio, in 1499. It s also na introduction to the techniques of xylography printing used to illustrate this book, and the history of venetian typography at the end of the 15th century. The graphic tradition and visual approach of this rem
Publicado em: 2008
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11. Impressão, sociabilidade e poder: três faces da Tipografia do Diário na Corte do Rio de Janeiro(1821-1831) / Print, sociability and power: three sides of the printing of the daily in court of Rio de Janeiro(1821-1831)
Esta dissertação objetiva analisar a importância da Tipografia do Diário na Corte do Rio de Janeiro, no período compreendido entre 1821 e 1831. Fundada no bojo de crescimento da Modernidade nos trópicos, a referida tipografia foi parte integrante, enquanto objeto e sujeito da nova cultura liberal que crescia. Sua presença na Corte mostrou-se relevante
Publicado em: 2008
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12. As atividades científicas do naturalista Martim Francisco Ribeiro de Andrada na capitania de São Paulo (1800-1805)
Martim Francisco Ribeiro de Andrada é conhecido sobretudo por sua atuação como integrante do Gabinete dos Andradas e primeiro ministro da Fazenda do Brasil. Sua obra como naturalista, no entanto, foi pouco estudada. Nosso objetivo é resgatá-la, contribuindo para a historiografia das ciências no iluminismo luso-americano. Formado em matemática e filoso
História, Ciências, Saúde-Manguinhos. Publicado em: 2007-09