Theodor W
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13. Ideologia esportiva e formação do indivíduo: contribuições da Teoria Crítica do Esporte
Resumo Este ensaio apresenta o debate empreendido em meados da década de 1960, na França, pelo movimento teórico e político denominado Teoria Crítica do Esporte. Essa perspectiva ocorreu em meio ao clima cultural emergente naquele período, marcado pela crítica às instituições vigentes e propunha o desvelamento dos elementos subjacentes à hegemonia
Psicol. USP. Publicado em: 2018-08
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14. ELEMENTOS DA TEORIA CRÍTICA DA DISSONÂNCIA DE THEODOR W. ADORNO
RESUMO O presente artigo reconstrói e desenvolve os elementos fundamentais da teoria da dissonância elaborada por Theodor W. Adorno em sua filosofia da música. Parte-se de uma breve exposição do tratamento conferido pela musicologia histórica - com toda sua equivocidade autoconsciente e constitutiva - aos conceitos de dissonância e consonância para d
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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15. TECER IMAGENS ARTÍSTICAS: APARÊNCIA, EXPRESSÃO
RESUMO A fim de nos aproximarmos da singular constelação conceitual que nos permite falar de uma noção de imagem artística na estética adorniana - ainda que na margem do seu pensamento e muito menos manifesta do que na escrita de Walter Benjamin - partimos da conexão entre os conceitos de “aparência” e “expressão”, remetendo-nos à própria
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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16. Resignação? Práxis e política na teoria crítica tardia de Theodor W.
Resumo A teoria crítica tardia de Theodor W. Adorno é considerada por muitos como quietista e resignada. O presente artigo busca questionar tal veredito por meio de uma análise tanto do diagnóstico de época, feito pelo autor, quanto da relação entre teoria e práxis delineada nas obras do período tardio do pensador frankfurtiano. Sugere-se que, em ve
Kriterion. Publicado em: 2017-12
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17. DOCÊNCIA, EXPERIÊNCIA INTELECTUAL, FORMAÇÃO: THEODOR W. ADORNO COMO PROFESSOR
RESUMO: A obra de Theodor W. Adorno pode ser lida como uma busca pela transformação social que, entre outros elementos, requer o pensamento crítico. Neste sentido, a educação compõe os esforços de superação da semiformação e dos limites que a indústria cultural impõe à experiência intelectual e estética, engajando-se na batalha política de n
Educ. rev.. Publicado em: 13/11/2017
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18. Notas sobre indivíduo e consciência em Max Horkheimer e Theodor W. Adorno
Resumo Este artigo discorre sobre as bases materialistas do conceito de indivíduo e de consciência para os pensadores Max Horkheimer e Theodor W. Adorno. Para tanto, trata de analisar o objeto da psicologia, o indivíduo, pelo percurso de seu movimento material em suas diferentes expressões na história e, com isso, tece algumas considerações sobre a co
Psicol. USP. Publicado em: 2017-08
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19. Alexander Kluge y Theodor W. Adorno: Industria Cultural, Cine y Contraesferas Públicas
ABSTRACT: The aim of this paper is to explore the complex convergence between the trajectories of Alexander Kluge and Theodor W. Adorno. In the first place, we develop some historical milestones that allow us to describe the context of this closeness. Then, taking as a starting point the key problem of the image referential -which for Kluge and Adorno is the
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2016-12
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20. A ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO LIVRE
Resumo A conferência de Theodor W. Adorno sobre o conceito e a prática do "tempo livre", publicada em Stichworte, em 1969, foi proferida numa época de pleno emprego. A gradativa redução da jornada normal de trabalho, sinalizando e consolidando uma tendência de longo prazo, inspirou uma série de conjecturas acerca de uma possível mudança nas estrutur
Lua Nova. Publicado em: 2016-12
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21. A FORMAÇÃO NO TEMPO E NO ESPAÇO DA INTERNET DAS COISAS
RESUMO: A Internet das Coisas tem revolucionado a forma de produção e reprodução do conhecimento. Trata-se de um tipo de interface comunicacional entre humanos, máquinas e objetos que, ao fundir os mundos material e informacional, suscita as seguintes questões: (1) a possibilidade de obtenção imediata de quaisquer informações implicaria na produç�
Educ. Soc.. Publicado em: 2016-09
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22. As peças para televisão de Samuel Beckett: meios de produção, gêneros literários e teoria crítica.
RESUMO O artigo formula algumas hipóteses para a análise da obra tardia de Samuel Beckett, particularmente as peças para televisão, produzidas pela Süddeutscher Rundfunk - SDR (hoje: Südwestrundfunk - SWR), sob direção do autor, entre 1966 e 1986: Eh Joe , Geistertrio , ..nur noch Gewölk... , Quadrat I + II , Nacht und Träume e Was Wo 1. Sugere-se
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-06
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23. Para uma Dialéctica Constelar: Theodor W. Adorno à entrada do Século XXI1
RESUMO: Interrogando-se sobre o lugar da filosofia de Theodor W. Adorno no âmbito do pensamento crítico contemporâneo, o presente artigo procura dar conta dos revezes da recepção político-filosófica da dialéctica negativa (das posturas críticas de Habermas, Lyotard ou Agamben às mais favoráveis de Jameson e Holloway) e discutir a sua relevância a
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2016-03
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24. A Relação entre Arte e Sociedade à Luz do Conceito de Autonomia Estética de Adorno
RESUMO: Sob a ótica do conceito adorniano de autonomia estética, analisamos aqui de qual forma se dá a relação entre sociedade e arte, passando por discussões quanto à separação entre teoria e práxis, quanto à lógica interna da obra de arte, quanto ao poder de integração da indústria cultural, em relação às obras de arte, e quanto à imposs
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2016