Theatrical Text
Mostrando 1-12 de 39 artigos, teses e dissertações.
-
1. A ESTÉTICA TEATRAL FUTURISTA EM PAROLE, DE REMO CHITI: UMA TRADUÇÃO CRÍTICA
Resumo Através da realização de uma tradução crítica, indagaremos a natureza estética do texto teatral Parole de Remo Chiti. Questionaremos de qual maneira o texto apresenta as características inerentes à estética do movimento futurista italiano, mais especificamente do teatro sintético futurista, ao qual não apenas está vinculado, mas é aprese
Cad. Trad.. Publicado em: 09/09/2019
-
2. Iuri Lótman e a semiótica do teatro
RESUMO O semioticista Iuri Lótman escreveu contribuições decisivas no campo da semiótica da literatura. No entanto, ao longo dos anos 70 passa a ampliar seu universo de interesses para além do texto literário, trazendo contribuições para os estudos do cinema, das artes plásticas e mesmo das normas de etiqueta da nobreza russa. Neste artigo pretendo
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 05/08/2019
-
3. Laboratório, espetáculo, desmontagem: experimentos teatro[dia]lógicos do Carmen Group em A serpente, de Nelson Rodrigues
RESUMO Nas fronteiras entre teatrologia e dialogismo, o presente artigo propõe reflexões sobre o processo de encenação do texto A serpente, de Nelson Rodrigues, nos anos de 2017 e 2018 pelo Carmen Group - Centro de Treinamento em Corpo, Arte, Movimento e Encenação. A partir de uma perspectiva que relata e, ao mesmo tempo, analisa etapas de criação c�
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 05/08/2019
-
4. Vindenes Bro: um acontecimento diante do tempo
Resumo: O artigo apresenta parte do trabalho desenvolvido pelo grupo internacional de teatro Vindenes Bro - em português, Ponte dos Ventos -, coordenado por Iben Nagel Rasmussen, atriz do grupo teatral Odin Teatret, da Dinamarca. Através de uma narrativa testemunhal, a autora, também integrante do grupo, coloca em relação os conceitos de acontecimento e
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 30/05/2019
-
5. NOS PALCOS DA CIDADE: A REPRESENTAÇÃO DA MORALIDADE E DOS COSTUMES NO TEATRO DE FORTALEZA NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930) / STAGES IN THE CITY: A REPRESENTATION OF MORALITY AND CUSTOMS IN THEATRE OF FORTALEZA IN FIRST REPUBLIC (1889-1930)
At the turn of the 19th century to the 20th century, Fortaleza, the capital of Ceara, Brazil, was in the midst of political clashes brought about by the acciolina oligarchy (i.e. the oligarchy led by Nogueira Accioly) and the transformations which took place by the economic development from the cotton activity. It was in this scenario that the theater conque
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/10/2012
-
6. As marcas de oralidade e a construção da metamensagem em A falecida, de Nelson Rodrigues
Este trabalho estuda as marcas de oralidade e a manifestação das metamensagens na tragédia carioca, A falecida, de Nelson Rodrigues, a fim de compreender se esse texto literário pode fornecer-nos marcas linguísticas capazes de funcionar como estratégias interacionais. Buscamos entender como um texto construído, um chamado corpus de segunda mão, conse
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2012
-
7. The text that comes from the body: literacy-orality relations in the making of theatrical text / O texto que nasce do corpo: relaÃÃes entre escrita e oralidade na construÃÃo do texto teatral
O presente trabalho discute a relacao entre escrita e oralidade na criacao de dramaturgia. Analisa as caracteristicas especificas de cada modo de utilizar a linguagem verbal, questionando os paradigmas estabelecidos nas formas de entender o texto teatral. Para isso, questiona o tratamento dado as criacoes orais dos atores em situacoes nas quais nao contam co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
-
8. Escritura femenina y cruce de culturas: aplicaciones en la dramaturgia de Caryl Churchill
Feminine writing is one of the strategies used to confront the patriarchal mechanisms that have been set up by occidental logic. In light of this proposal, various voices of the other have risen. In a transdisciplinary exercise, feminine writing has taken this in, so as to promote its lines of expression and enrich its discussions and debates. This is the ca
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2012-12
-
9. Aspectos acústicos da fala na representação teatral das emoções / Acoustic aspects of speech in the theatrical representation of emotions
This study investigated emotional differences by means of acoustical aspects of speech in theatrical representations of emotions in Brazilian Portuguese (PB), above all the behavior of the fundamental frequency (F0 ) and the aspects of intonation of the four emotions: happiness, anger, fear and sadness and of neutral speech. Although the concept of emotion i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/06/2011
-
10. Por entre as coxias: A arte do efêmero perpetuada por mais de Sete Minutos
The research tried to build a dialogue between art and society, having the play: Sete Minutos as the object of study, written and starred by Antonio Fagundes in 2002. In this contract, three niches of the debate are settled: reception, staging and theatrical text. At first, the questions were directed by the speeches prepared by the critics, taking into acco
Publicado em: 2010
-
11. Um olhar sobre as relações entre literatura e cinema: a adaptação de Lisbela e o Prisioneiro
This work aims to perform a comparative study between literature and cinema, trying to think on the process of transposition from literature into the language of the cinema. As corpus of this research, we have chosen the theatrical literary text Lisbela e o Prisioneiro by Osman Lins, written in 1961, and the homonymous film. The movie was directed by Guel Ar
Publicado em: 2010
-
12. Mitodrama do fogo: o discurso mítico e duplicado em Nória e Prometeu de Armando Nascimento Rosa
In the play Nória e Prometeu (2005), by the Portuguese playwright Nascimento Rosa, there are, characters like Prometheus, Noria, Adam and Eve and Science fictions elements which allow the question: who is this new Prometheus? How are the archaic elements reorganized in the contemporary speech? It is in the mythical recontextualization that this paper finds
Publicado em: 2010