Teorias De Inteligencia
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25. Dificuldades na implantação do Balanced scorecard e modelos mentais
Esta pesquisa teve como objetivo geral estudar as implicações dos modelos mentais e sua possibilidade de alteração no grupo de trabalho Balanced Scorecard para que os problemas na implantação do método sejam minimizados. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as dificuldades na aplicação do BSC. Foram visitadas organizações que atuam com
Publicado em: 2009
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26. Conceitos em Relações Internacionais
As teorias de relações internacionais não são isentas nem imparciais, visto que estão vinculadas a interesses, valores e padrões de conduta das sociedades onde são elaboradas e descartam esses fatores de outras sociedades. As teorias que servem ao primeiro mundo não são necessariamente convenientes para os países emergentes. O artigo propõe substi
Revista Brasileira de Política Internacional. Publicado em: 2008-12
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27. EMPREENDEDORISMO NA GESTÃO DE EMPRESAS CRIADAS POR NECESSIDADE / ENTREPRENEURSHIP ON MANAGEMENT OF ENTERPRISE CREATED BY NECESSITY
O ofício de criar empresas é inerente aos empreendedores. Porém, muitos as criam por necessidade, potencializando a dificuldade de sua gestão. Neste trabalho, busca-se conhecer, compreender e compartilhar os aprendizados de empresários que venceram essas dificuldades. Teoricamente a partir dos trabalhos de Dolabela, Filion, Baron &Shane e Sternberg, que
Publicado em: 2008
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28. Lógica BDI fuzzy
Com o intuito de entender como a mente humana funciona iniciaram-se estudos sobre cognição nos campos da filosofia e psicologia. Teorias surgiram desses estudos e, atualmente, esta curiosidade foi estendida a outras áreas, tais como, ciência e engenharia de computação, no entanto, nestas áreas, o objetivo é sutilmente diferente: entender o funcioname
Publicado em: 2008
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29. Estudo de uma classe de memórias associativas hierárquicas baseadas em acoplamento de redes neurais artificiais
A compreensão da cognição humana tem-se revelado extremamente complexa. Apesar dessa complexidade, diversas abordagens têm surgido na área de inteligência artificial, na tentativa de explicar o processo cognitivo, com o objetivo de desenvolver mecanismos de software e hardware que apresentem comportamento inteligente. Uma das abordagens propostas é ch
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/05/2007
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30. As imagens da inteligência artificial nas narrativas literária e cinematográfica
Esse trabalho propõe-se a comparar as imagens da inteligência artificial, nas obras "A chave do tamanho", de Monteiro Lobato, e no filme "AI: Inteligência artificial", de Steven Spielberg. Seu principal objetivo é examinar as estratégias de produção e recepção das imagens, comparando-as em ambos os sistemas semióticos e verificando como a tecnologi
Publicado em: 2007
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31. Exploration of relations between the fuzzy and the evolutionary techniques of computational intelligence. / Exploração de relações entre as técnicas nebulosas e evolutivas da inteligência computacional.
Neste trabalho foi realizada uma busca por relações, regras e transformações entre duas metodologias constituintes da Inteligência Computacional - a Computação Nebulosa e a Computação Evolutiva. Com a organização e sistematização da existência de tais transformações, obtém-se uma mudança na modelagem de soluções que as utilizam de forma c
Publicado em: 2007
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32. Em direção a agentes pedagógicos com dimensões afetivas
O contexto desta tese é a Inteligência Artificial aplicada à Educação, especificamente a área dos Sistemas Tutores Inteligentes (STI). Apesar das características multidisciplinares e interdisciplinares, a preocupação maior do trabalho se dá quanto aos aspectos computacionais. A multidisciplinaridade está na relação entre os aspectos educacionais
Publicado em: 2007
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33. CIBERCULTURA E COMUNICAÇÃO EM GAMES: COMPORTAMENTO E EXPERIÊNCIA EM THE SIMS 2
Na Cibercultura, os ambientes de games demandam investigações sobre comunicação interativa por circuitos de feedback entre o jogador e o ambiente digital. A cultura do game com base em teorias e conceitos de natureza transdisciplinar, oferece o contexto para os ambientes de simulação de games. O design de interface rege o agenciamento de identidades, p
Publicado em: 2007
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34. Formalização da comunicação de conhecimentos probabilísticos em sistemas multiagentes : uma abordagem baseada em lógica probabilística
Durante os últimos anos as áreas de pesquisa sobre Agentes Inteligentes, Sistemas Multiagentes e Comunicação entre Agentes têm contribuído com uma revolução na forma como sistemas inteligentes podem ser concebidos, fundamentados e construídos. Sendo assim, parece razoável supor que sistemas inteligentes que trabalhem com domínios probabilísticos
Publicado em: 2007
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35. Utilização de conhecimento de senso comum no planejamento de ações de aprendizado apoiado por computador
Senso comum e aprendizagem? Como este tipo de conhecimento, que se refere ao conhecimento compartilhado pela maioria das pessoas inseridas em um mesmo contexto sócio-cultural, pode apoiar professores a planejar ações de aprendizagem que atendam requisitos pedagógicos, importantes para a realização de uma aprendizagem efetiva? Como as tecnologias comput
Publicado em: 2007
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36. Abordagem evolucionária com idades para construção de conhecimento aplicado à robótica móvel / An evolutionary approach with ages to knowledgebuilding applied to mobile autonomous robotics
Este trabalho apresenta e discute uma proposta de estratégia inédita para o problema de aprendizado de regras através de Sistemas Classificadores, aplicado à robótica móvel, utilizando um robô NOMAD 200. Esta estratégia tem como base, teorias de Algoritmos Genéticos e de Sistemas Classificadores, que são os paradigmas constituintes do núcleo da ar
Publicado em: 2007