Teorias Da Fotografia
Mostrando 1-12 de 31 artigos, teses e dissertações.
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1. A encenação na fotografia – montando cenas e contando histórias
Resumo Neste trabalho buscamos compreender, historicamente, o que seria e como tem sido construída a encenação na linguagem fotográfica. Partindo das reflexões de Fontcuberta, Soulages e Rouillé, refletiremos sobre categorias como performance, manipulação, ficção e verdade. Trata-se de mostrar que, apesar do que advoga o senso comum e defendem cert
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2019-04
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2. Fotografia: teoria, interrompida?
Resumo Estabeleço um diagnóstico sobre o estado da arte das teorias da fotografia, em vista dos sintomas de uma “interrupção” de seus discursos, no limite entre duas balizas que o orientaram, desde os anos 1980, a saber: a ênfase nos dispositivos técnicos de visualização e seu corolário semiótico de indexicalidade. A partir dos discursos teóri
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-12
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3. Olhar fracionado e face expressionista: a construção da personagem em Samuel Rawet
Resumo: O artigo visa discutir a presença das artes plásticas e da fotografia na construção da personagem Ida do conto “A prece” de Samuel Rawet. Pergunta-se sobre o significado do emprego de diversos recursos de picturalidade, notadamente as alusões ao Cubismo e ao Expressionismo, para narrar a história da imigrante judia. Questiona-se o motivo pe
Let. Hoje. Publicado em: 2017-06
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4. De volta à Argélia. A encruzilhada etnossociológica de Bourdieu
Resumo Os anos de aprendizado “etnossociológico” de Pierre Bourdieu na sociedade argelina têm sido objeto de um interesse acadêmico renovado. Inspirado por questões oriundas dessa literatura recente, o presente artigo explora, primeiramente, como as experiências de Bourdieu em uma Argélia atravessada pela guerra influenciaram os princípios teóric
Tempo soc.. Publicado em: 2017-01
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5. Cinema, ciência e percepção.
Resumo O cinema invoca a questão dos limites da percepção humana, pois modula o tempo em imagens tão reais quanto artificiais, revelando algo mais próximo de uma nova dimensão da realidade do que de sua representação. No início do século XX, a ciência modifica o real percebido através das lentes dos microscópios e das teorias da física moderna;
ARS (São Paulo). Publicado em: 2014-12
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6. Regimes de luz: a fotografia na produção de descontinuidades
A fotografia enquanto corpo, movimento, alteração, subtração, repetição. Quais vértices tensionam essa trama formada entre imagem, espectador, espaço e tempo? A partir de uma análise fenomenológica do processo de artistas que utilizam a fotografia como meio e suporte para suas obras, paralelamente ao meu processo de trabalho, busquei tecer uma lóg
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/11/2011
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7. Análise e tematização da imagem fotográfica : determinação, delimitação e direcionamento dos discursos da imagem fotográfica
A pesquisa aborda a imagem fotográfica no seu aspecto exclusivamente documental, embora, para isso, comente algumas questões técnicas e conceituais da fotografia. Essa abordagem engloba atividades inseridas na vertente prática da Ciência da Informação e que se incluem no processo DAM Digital Asset Management (Administração de Objetos Digitais) de or
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/06/2011
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8. Redes vivas:nexos poéticos mediados pela cerâmica contemporânea / Alive nets:poetic connections mediated by contemporary ceramics
Esta dissertação apresenta uma rede de relações poéticas, visuais, conceituais, históricas,reflexivas e experienciais em torno do processo e percurso artístico iniciado em 1990, mas especialmente a pesquisa desenvolvida durante o Mestrado em Artes Visuais, do PPGAV/EBA/UFBA, focada na cerâmica enquanto linguagem visual contemporânea, híbrida,que di
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/05/2011
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9. Redes vivas:nexos poéticos mediados pela cerâmica contemporânea / Alive nets:poetic connections mediated by contemporay ceramics
Esta dissertação apresenta uma rede de relações poéticas, visuais, conceituais, históricas,reflexivas e experienciais em torno do processo e percurso artístico iniciado em 1990, mas especialmente a pesquisa desenvolvida durante o Mestrado em Artes Visuais, do PPGAV/EBA/UFBA, focada na cerâmica enquanto linguagem visual contemporânea, híbrida,que di
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/05/2011
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10. Eu já me tornei imagem: a relação do vídeo e a fotografia com o xamanismo, canibalismo e feitiçaria
Este trabalho é uma etnografia da licenciatura intercultural indígena da UFG, curso que visa fornecer uma formação superior aos professores e professoras indígenas que já atuam como tais em suas aldeias. O seu principal foco foi a produção de um vídeo e uma série de fotografias em conjunto com professores indígenas, e a partir dessa experiência r
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2011
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11. Eu já me tornei imagem: a relação do vídeo e a fotografia com o xamanismo, canibalismo e feitiçaria
Este trabalho é uma etnografia da licenciatura intercultural indígena da UFG, curso que visa fornecer uma formação superior aos professores e professoras indígenas que já atuam como tais em suas aldeias. O seu principal foco foi a produção de um vídeo e uma série de fotografias em conjunto com professores indígenas, e a partir dessa experiência r
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2011
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12. Entre linhas e traços : os Estados Unidos pós guerra de F. Scott Fitzgerald e Edward Hopper
O presente trabalho analisa a primeira parte do romance “Suave é a noite” do escritor norte-americano F. Scott Fitzgerald, em sua versão de 1934, e os quadros “Compartment C, Car 193”, de 1938, “New York Movie”, de 1939 e “Nighthawks”, de 1942, do pintor norte-americano Edward Hopper. O objetivo principal é analisar de que maneiras, atrav�
Publicado em: 2011