Teoria Filmica
Mostrando 1-12 de 30 artigos, teses e dissertações.
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1. O jogo de seguir rastros: uma análise fílmica de Funny games na perspectiva da Teoria Ator-Rede
Parte do livro:Teoria ator-rede e estudos de comunicação
Autor(es): Sampaio, Lívia Maria Marques
EDUFBA. Publicado em: 2016
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2. Desenvolvimento humano e teoria bioecológica: ensaio sobre"O contador de histórias"
Resumo:Este ensaio apresenta reflexões sobre o processo de desenvolvimento humano, à luz da Teoria Bioecológica, a partir da narrativa fílmica de "O contador de histórias", produção brasileira baseada em história real. Focaliza o desenvolvimento de uma pessoa, as interações entre aspectos multidirecionais de sua trajetória de vida, em contextos pr
Psicol. Esc. Educ.. Publicado em: 2015-08
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3. A cortina rasgada: o cinema de Alfred Hitchcock e a teoria da imagem em Sigmund Freud
O presente trabalho parte da premissa de que o suspense, tal como representado na obra do cineasta Alfred Hichtcock, figurabiliza um modo de funcionamento do aparelho psíquico análogo àquele demarcado no modelo freudiano. Ao articular o cinema de Hitchcock à dimensão da imagem em Freud propõe evidenciar determinada autonomia do registro imagético na t
Psicol. clin.. Publicado em: 2014-12
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4. Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro
Este artigo busca identificar ressonâncias entre o papel central do feminino nas religiões afro-brasileiras e as construções imaginárias sobre "mães de santo" no cinema brasileiro, por meio dos filmes Pureza Proibida (Alfredo Sternheim, 1974) e Besouro (João Daniel Tikhomiroff, 2009). A partir dos estudos culturais, da crítica feminista e da teoria d
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-06
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5. A cultura de belezas americanas: gestão de pessoas, discurso e sujeito
O discurso organizacional parece incapaz de induzir comportamentos alinhados com as exigências e necessidades da empresa. A literatura sobre gestão de pessoas aponta essa dissociação entre discurso e prática como um paradoxo. Este artigo propõe ir além, ao considerar que ele é, na verdade, signo de uma contradição constitutiva do campo a partir da
Cad. EBAPE.BR. Publicado em: 2014-03
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6. Poética fílmica: o exemplo de Alfred Hitchcock
A presente tese tomou como seu objeto de pesquisa a poética fílmica. Entendendo por poética, no caso do cinema, o processo de criação, produção e efeitos alcançados pelo filme, a questão da pesquisa foi: como é gerada uma unidade semiótico-sistêmica em um filme? O objetivo voltou-se, portanto, para a compreensão de como se estrutura e se engendr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2012
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7. Werner Herzog, documentarista : figuras da voz e do corpo / Werner Herzog, documentarist : figures of voice and body
Este trabalho pretende analisar a obra de documentários do cineasta alemão Werner Herzog sob a ótica da autorreflexão do diretor, através de sua voz e de seu corpo, em seus documentários e da relação estabelecida entre Herzog e a narrativa em cada filme. Procura se estabelecer como a característica nasceu em sua filmografia e como evoluiu ao longo d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2012
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8. Da película à narrativa : reflexos do cinema na obra de Caio Fernando Abreu
Este trabalho tem como objetivo analisar os reflexos do cinema como elementos pertencentes ao texto e constituintes do processo criativo na obra de Caio Fernando Abreu. Para demonstrar as afinidades da narrativa do autor com a linguagem fílmica, duas análises são aprofundadas. A primeira delas, a partir do conto ¿Aqueles dois¿, do livro Morangos mofados
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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9. Por um outro cinema - jogo da memória em Chris Marker / For another cinema Memory Game in Chris Marker
O presente trabalho é uma reflexão crítica sobre o estatuto da imagem e sua relação com amemória e a história na sociedade contemporânea, em que a influência dos meios de comunicação demassa, da indústria cultural e dos recursos audiovisuais é dominante. Em contraponto a essa produçãoaudiovisual, que produz consenso acerca da memória e da his
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/06/2011
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10. O poético no cinema
Nesta tese, examinamos criticamente as teorias do texto poético de Roman Jakobson e Jean Cohen e Michael Riffaterre com o intuito de reconhecer, numa conciliação das três teorias, um modelo geral do conceito poético e aplicá-lo ao cinema. Apoiando-nos também em teorias fílmicas (retomadas, principalmente, de Marcel Martin e Yuri Lotman), investigamos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/05/2011
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11. O suplício na espera dilatada: a construção do gênero suspense no cinema / Torment in an enlarged expectation: the construction of the suspense genre in the movies.
O estudo dos gêneros do cinema aponta para várias direções sem, no entanto, especificar a importância que deve ser dada às estratégias discursivas que engendram a significação de determinado filme. Por muito tempo, a teoria semiótica de linha francesa serviu apenas para salientar um perfil da significação fílmica, originada do percurso gerativo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/04/2011
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12. A metrópole em cena: As metáforas do teatro e do cinema em Cidade de Vidro de Paul Auster e Sinédoque Nova York de Charlie Kaufman / The metropolis on the scene: the metaphors of theatre and cinema in City of Glass by Paul Auster and Synecdoche New York by Charlie Kaufman
A metáfora do mundo como um palco está presente no imaginário humano há muitos séculos, o que se pode ver nas obras artísticas e filosóficas, de Cícero a Shakespeare: o mundo é representação. O presente estudo propõe-se a analisar interdisciplinamente os desdobramentos das metáforas do teatro e do cinema, na exploração do espaço da metrópole
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011