Teoria E Pratica Musical
Mostrando 1-12 de 40 artigos, teses e dissertações.
-
1. DESENVOLVIMENTO DE SABERES DOCENTES PARA O ENSINO DE MÚSICA NOS ANOS INICIAIS
Resumo Guiados pela questão “Quais são os saberes docentes desenvolvidos por professores de Artes e pedagogos a partir de uma atividade formativa centrada no uso das tecnologias digitais?”, realizamos uma investigação no contexto de uma atividade formativa permeada pelas tecnologias com foco no desenvolvimento de saberes necessários ao ensino de mú
Cad. Pesqui.. Publicado em: 2020-06
-
2. Music as a transpersonal care tool - perceptions of hospitalized people assisted in the university extension
RESUMO Objetivo: analisar a percepção de pacientes hospitalizados sobre o cuidado recebido por meio de uma visita musical extensionista sob as lentes da Teoria do Cuidado Transpessoal. Método: pesquisa descritivo-exploratória-qualitativa realizada em um hospital baiano, com 15 pacientes hospitalizados, entrevistados até 24 horas após terem recebido a
Esc. Anna Nery. Publicado em: 13/01/2020
-
3. O Conhecimento profissional na formação do professor de música
Resumo Apresentação do livro Professional Knowledge in Music Teacher Education. Este é o primeiro livro que trata do conhecimento profissional do professor de música. Reúne 13 capítulos organizados em três partes com diferentes finalidades, os quais são escritos por autores de diversos países. Eles apresentam as muitas formas de definir o termo "con
Per musi. Publicado em: 2016-08
-
4. Etnomusicologia no Brasil
Com o objetivo de apresentar a área da etnomusicologia ao público brasileiro e fortalecer a discussão sobre a diversidade cultural e musical no país, o livro reúne textos de coletivos de autores que vêm realizando, nas duas últimas décadas, pesquisas expressivas no cenário cultural brasileiro. Colocando-se no diálogo teórico com a etnomusicologia de outros países, a obra se desdobra sobre o papel e o perfil da etnomusicologia brasileira, destacando sua qualidade etnográfica, a qual aparece como uma teoria alternativa, nova, radical e transformada pela prática ativista e o surgimento de vozes e agentes antes silenciados nos processos de legitimação acadêmica.
Autor(es):
EDUFBA. Publicado em: 2016
-
5. Aprendizagem musical na maturidade: diálogo entre teoria e prática
Esse trabalho apresenta uma síntese parcial da pesquisa de mestrado concluída em 2010, e tem como propósito discutir o significado de aprendizagem musical e sua relação com a teoria e a prática, levando em conta a intenção e a habilidade musical de adultos maduros. Sob esse enfoque qualitativo com técnicas de etnografia escolar, o artigo traz os rel
Per musi. Publicado em: 2015-06
-
6. Tradução comentada da primeira parte do tratado A plaine and easie introduction to practicall musicke (1597) de Thomas Morley / A commented translation of the first part of A Plaine and Easie Introduction to Practicall Musicke\" (1597) by Thomas Morley.
Este trabalho contempla a teoria e prática da música inglesa do final do século XVI e início do XVII. Seu objetivo central é oferecer uma tradução comentada da primeira parte do tratado A Plaine and Easie Introduction to Practicall Musicke\" (1597) de Thomas Morley, amparada por notas explicativas e críticas que tratam dos problemas referentes à ter
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/10/2012
-
7. Processos Temporais em Gérard Grisey
Passado mais de um quarto de século desde a fundação do coletivo musical LItinéraire, as obras criadas e o pensamento desenvolvido pelos seus integrantes permanecem como um terreno ubertoso para a investigação musicológica e referência essencial para prática composicional hodierna. Dentre estes compositores, inauguradores da tendência estética dit
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2012
-
8. Formação de nível técnico e atuação profissional do músico egresso do Conservatório Estadual de Música de Uberlândia
Esta dissertação teve como tema a formação e atuação profissional de músicos de nível técnico sob a óptica da reforma da Educação Profissional, que apontou como uma de suas metas oferecer ao ensino profissionalizante, no Brasil, uma relação mais aproximada com os avanços tecnológicos e demandas atualizadas do mercado de trabalho. A pesquisa t
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/03/2012
-
9. Cantar, contar, tocar... A experiência de um Grupo de Louvor como possibilidade para a formação teológico-musical de jovens
Uma proposta de formação teológico-musical das juventudes, a partir do contexto de um grupo de louvor. Averigua de que forma se dá esta formação e como pode ser trabalhada com intencionalidade. No primeiro capítulo, são contextualizadas as três grandezas constituintes da pesquisa: as juventudes, a música sacra contemporânea e a educação cristã
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
-
10. Interpretação - reprodução musical - teoria da performance: reunindo-se os elementos para uma reformulação conceitual da(s) prática(s) interpretativa(s)
Notam-se nas ciências humanas enormes dificuldades na definição e no emprego dos conceitos que designam fenômenos culturais. Isso vale também para a área da música, onde costuma se notar certa confusão quando se passa para o entendimento do que designam os termos interpretação e performance. O presente ensaio quer responder a essa tarefa, urgente t
Per musi. Publicado em: 2012-12
-
11. Considerações sobre a aprendizagem da performance musical
Este artigo oferece uma proposta para fundamentação da prática musical de instrumentos e canto, enfatizando procedimentos de estudo, baseando-se principalmente na Teoria da Aprendizagem Pianística de José Alberto Kaplan. Paralelamente, foi realizada uma breve releitura crítica da história do ensino de instrumentos musicais e métodos para educação m
Per musi. Publicado em: 2012-12
-
12. Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepÃÃo sonora e suas implicaÃÃes polÃticas e pedagÃgicas / Perception of music as theme and as an academic discipline
Minha dissertaÃÃo procura elaborar, avaliar e relacionar pesquisas no campo da percepÃÃo musical enquanto tema e enquanto disciplina acadÃmica na perspectiva de atentar para uma metodologia de ensino que seja atualizada e prÃxima do nosso contexto brasileiro. Relata os processos pessoais que me despertaram a transformar minhas experiÃncias perceptivo-
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011