Teoria Da Danca
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1. Corpo de Afetos: entre o apego emocional e o movimento dançado
Resumo O afeto é experienciado pelo bailarino em um nível energético básico: uma necessidade de respirar - inspirar o mundo no corpo e expirar o corpo no mundo. Neste movimento de afeto, o bailarino experiencia um processo de transformação corporal como necessidade vital. Este estudo confronta a percepção sensório-somática do afeto como força de m
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 2020-04
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2. Tradição e experimentalismo: a dança dos sentidos na música popular
Resumo Este pequeno ensaio é uma discussão sobre os significados da expressão música popular. Nosso ponto de partida provém das constatações de Richard Middleton sobre a polissemia da música popular. No entanto, problematizamos as questões de Middleton quando o cotejamos com a perspectiva dos Estudos Culturais sobre o que se entende por cultura popu
História. Publicado em: 03/12/2018
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3. O Ensino da Dança: uma via complementar para a formação contemporânea do ator
Resumo: Esta pesquisa qualitativa interpretativa tem como objetivo compreender a formação corporal ministrada por Mélanie Demers, artista convidada para ministrar o curso Dança para atores no inverno de 2014 na École supérieure de théâtre da Université du Québec à Montréal. Com base no conceito de experiência (Dewey, 2005) e na teoria da ativida
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-04
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4. A imaginação ativa junguiana na Dança de Whitehouse: noções de corpo e movimento
Resumo Este estudo apresenta as noções de corpo e movimento presentes na dança de Mary Starks Whitehouse, conhecida como Authentic Movement - Movimento Autêntico. Ela foi pioneira dentro da construção do sentido terapêutico da dança a utilizar os princípios da teoria da psique de Carl Gustav Jung. A análise foi realizada a partir de textos original
Psicol. USP. Publicado em: 2016-12
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5. Corpoestados: singularidades da cognição em dança
RESUMO Este texto pretende apontar o modo de produção de conhecimento por meio da dança. Nesse sentido, aborda-se o ato de dançar como modo de elaboração de conceitos, por meios dos quais o artista de dança reinventa o corpo e potencializa sua existência no mundo. No horizonte de análise que se adota, ação e cognição dão-se numa mesma escala te
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-04
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6. Estratégias de ensino nas aulas de dança: demonstração, dicas verbais e imagem mental
Estratégias de ensino, como demonstração, dicas verbais e imagem mental, têm sido consideradas importantes mediadores no processo de ensino-aprendizagem. Esta revisão tem o objetivo de revisitar os estudos clássicos de aprendizagem motora, bem como a literatura atual com o foco na aprendizagem e no uso das estratégias de ensino na dança. O objetivo d
Rev. educ. fis. UEM. Publicado em: 2013-09
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7. A expansão do tango na cidade de São Paulo: um fenômeno de tradução entre mídias e ambientes midiáticos
RESUMO. O objeto da pesquisa é a expansão do tango em bailes paulistanos, nas décadas de 1950 e 1960, e seu retorno em 1990. A análise associa tal fenômeno a processos tradutórios relacionados às mídias, aos ambientes midiáticos e à semiosfera cultural. A investigação se apoia nessas prerrogativas para fazer uma reflexão sobre a capacidade de so
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/12/2012
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8. O que o ar-tista faz com o que a televisão faz com a arte? / What the artist does with what the television does with art?
Na era da comunicação móvel, a televisão está se adaptando. Telespectadores assistem tevê no trânsito, em aparelhos portáteis. As novas tecnologias diversificam a comunicação, propiciando práticas mais livres e democráticas. No entanto, os mais influentes formadores de opinião ainda se concentram nas mesmas plataformas de outrora. Dados revelam
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/11/2012
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9. A midiatização das companhias oficiais de dança no Brasil: ecos de comunicação entre público e privado / Mediatization of official dance companies in Brazil: communication echoes between the public and the private
No Brasil, quando se fala sobre companhias oficiais de dança, o que primeiro aparece é a negligência do jornalismo cultural no que diz respeito à complexidade do que elas envolvem. O que se sabe sobre seu funcionamento se as mídias silenciam, sem informar sobre os comprometimentos advindos da sua forma de financiamento ser atrelada a leis e decretos que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/11/2012
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10. Uma fábrica de mentiras: a (in)comunicação da economia da dança
Não são poucos os teóricos que proclamam a urgência em se tratar a cultura como um setor produtivo (THOMPSON, 1999; BRIGGS e BURKE, 2004) e já existem algumas iniciativas voltadas para uma indispensável sistematização de dados (BNDES, 2006; SEBRAE, 2008) capaz de dar visibilidade ao papel que a cultura tem no atual estágio do capitalismo (BENTES, 20
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/10/2012
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11. Um arte-educador no ensino não-formal: um estudo dos sentidos e significados constituídos para a atividade docente de Arte e Cultura em medida socioeducativa
O presente estudo, realizado com base em uma entrevista, objetiva apreender os sentidos e os significados que um arte-educador constitui a sua atividade profissional. O participante da pesquisa tem 15 anos de experiência, embora não possua formação universitária, e ministra aulas de Arte e Cultura, mais especificamente de dança de rua, a adolescentes q
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/10/2012
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12. Cartografias midiáticas: o corpomídia na construção da memória da dança
Esta tese versa sobre o papel do jornalismo cultural na reativação do grupo paulista de dança Pró-Posição. A partir das tensões entre duas mídias principais, jornalismo cultural e corpo (aqui proposto como mediador e agente da cultura), ambas entendidas como corposmídia em relação (KATZ &GREINER, 2001, 2003, 2004, 2005), defendemos a hipótese de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/10/2012