Tempo Na Arte Teses
Mostrando 13-24 de 42 artigos, teses e dissertações.
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13. Trouxeste a chave? Embarcando na fantasia da casa da madrinha / "Have you brought the key?" Going aboard the enchanted world of godmother s house
É da natureza do ser humano encantar-se, ao menos em determinada fase da vida, pela narrativa de um conto de fadas, deixando-se levar pela fantasia da Literatura, acreditando que nas páginas de um livro tudo é possível. Essa crença na fantasia, no entanto, pode não lhes acompanhar a vida toda, uma vez que a passagem da infância para a adolescência e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/10/2011
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14. Uma abordagem evolucionária para o projeto de redes eixo-raio com alocação simples
O projeto de redes eixo-raio com alocação simples é foco desta dissertação. Esse é um problema muito importante na área de otimização discreta, possuindo diversas aplicações em diferentes contextos, tais como sistemas de telecomunicação e informação, redes de transporte de carga e passageiros, entre outras. Para resolução desse problema, pro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/09/2011
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15. Currículo, gênero e nordestinidade: o que ensina o forró eletrônico?
Esta tese tem como objeto os discursos das músicas de forró eletrônico e a regulação generificada de nordestinidades. Fundamentado nas teorias pós-críticas da educação, o presente trabalho objetivou investigar regulações da nordestinidade forjadas com a produção de subjetividades generificadas nos discursos das músicas de forró eletrônico. A
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/09/2011
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16. A imagem conceitual: uma contribuição ao estudo da arte contemporânea
O estudo que realizamos sobre a imagem conceitual buscou revelar uma categoria de arte, presente na arte contemporânea dos anos 1960 e 1970, que até agora não havia sido devidamente percebida. A imagem conceitual é um tipo de imagem em que se visualizam conceitos, dá visibilidade às idéias em arte e por isso é obra, e não apenas registro. Identifica
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
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17. O clarim dos marginalizados. A literatura marginal/periférica na Literatura Brasileira Contemporânea / The clarion of the excluded: marginal/peripheral literature in contemporary Brazilian literature
A presente dissertação tem como objetivo principal problematizar a questão da Literatura Marginal / Periférica e apresentá-la no âmbito da Literatura e das Culturas. Para a construção do trabalho, foram utilizados teóricos que trabalham e reveem conceitos de cultura, não cristalizados, tais como, Cultura Popular, Cultura de Elite e Cultura de Massa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
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18. O poema concreto e a contribuição de Lacan: a não-relação endereçada
O poema concreto e a contribuição de Lacan consiste na localização do poema concreto, tal como ele é formulado pelo projeto comum de Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari, com a contribuição da teoria de Jacques Lacan, principalmente no que diz respeito à noção de suplência. Essa localização demonstra que o poema concreto apres
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2011
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19. A crítica entre a literatura e a História: o percurso da crítica literária de Sérgio Buarque de Holanda dos verdes anos à profissionalização do ofício
Este trabalho pretende apresentar o perfil de Sérgio Buarque de Holanda como crítico literário, abarcando seus escritos de 1920 a 1950, aproximadamente, tentando contemplar, antes de tudo, como se deu sua inserção no campo intelectual de seu tempo e, logo em seguida, nos debates e contendas do Modernismo. Nesse percurso, o estudo tenta apreender o modo
Publicado em: 2011
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20. Diferença e sensibilidade em Gilles Deleuze
Abordamos o problema da arte na filosofia de Deleuze através de uma contextualização da sensibilidade em um projeto de pensar a diferença nela mesma. Na introdução, abordamos o procedimento utilizado por Deleuze para fazer sua história da filosofia. Logo após, mostramos como Deleuze desenvolveu uma crítica da analogia através de sua leitura do mét
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/12/2010
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21. Verdeamarelo/anta e antropofagia: narrativas da identidade nacional brasileira
O presente estudo tem como objeto de análise a construção da identidade nacional tal como foi proposta por dois dos mais destacados grupos modernistas do Brasil o Verdeamarelo/Anta e a Antropofagia , cujo período de atuação se deu entre 1926 e 1929. Tendo em vista a importância da presença desses grupos na memória histórico-cultural do país, empre
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/10/2010
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22. Mortalidade por neoplasias e a telefonia celular no municipio de Belo Horizonte Minas Gerais
No mundo de hoje, todos os seres humanos estão expostos aos Campos Eletromagnéticos - CEMs, gerados por uma vasta série de tecnologias com ou sem fio. A dependência, cada vez maior, da moderna tecnologia, em relação a esses campos eletromagnéticos, trouxe preocupações para a comunidade científica e para a população em geral, principalmente quando
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2010
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23. Um banquete de ideias: o juízo crítico na restauração do afresco de Andrea Mantegna
Nestes escritos, busquei o equilíbrio entre o Pensamento e a Tecnociência. Como restauradora de obras de arte, preocupei-me com as decisões tomadas para as intervenções restaurativas, especialmente nos tratamentos pictóricos. Acreditei que a tomada de decisão deve ser antecedida e acompanhada de um juízo crítico, que é desenvolvido não só com dis
Publicado em: 2010
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24. Entre caixa preta e cubo branco: o vídeo nos espaços das artes plásticas
Esta tese explora vários aspectos relacionados com a transposição da imagem em movimento, da Caixa Preta da sala de cinema, para o Cubo Branco da galeria-museu. Dado o nexo que, por definição, liga a imagem em movimento à sequência temporal, o território natural de pesquisa das suas possibilidades expressivas foi por muito tempo a narrativa cinematog
Publicado em: 2010