Teatro Antropologico
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
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1. “INTERPELAÇÃO FANTASMAGÓRICA”: COMPREENDER E SUBVERTER A ESTÉTICA DA VIDA COTIDIANA COM WALTER BENJAMIN E LOUIS ALTHUSSER
RESUMO Este artigo pretende introduzir o conceito de “interpelação fantasmagórica”. O esforço teórico se inspira nos conceitos de “fantasmagoria”, de Walter Benjamin, e de “interpelação ideológica”, de Louis Althusser. A proposta é aliar suas respectivas filosofias em processo a seus materialismos “antropológico” e “aleatório”,
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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2. Política, colonização e revolução em O Leão de sete cabeças
Resumo: Produção italiana, realizada no Congo, África, em 1970, O Leão de sete cabeças é, segundo seu diretor, “um ato político-cultural de colaboração com a noção de luta tricontinental”, teorizada pelo guerrilheiro argentino Che Guevara. Considerado aqui como aplicação do manifesto Tricontinental, o filme tornou-se um importante documento
Civitas, Rev. Ciênc. Soc.. Publicado em: 2017-08
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3. Do Trabalho Etnográfico à Dramaturgia: uma pesquisa teatral sobre os afro-brasileiros do Togo, atualmente
Resumo8: Ao combinar os métodos da antropologia cultural aos do teatro, este artigo considera o processo de criação artística como um campo de trabalho etnográfico. A abordagem proposta visa inverter a postura habitual do pesquisador, considerado como um observador externo ao objeto estudado. Ao colocar literalmente o seu campo à obra, o pesquisador cr
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
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4. Review: Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer, Jogo, ritual e teatro: um estudo antropológico do Tribunal do Júri. São Paulo: Terceiro Nome, 2012.
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2015-06
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5. Da artificação do sagrado nos museus: entre o teatro e a sacralidade
Do ponto de vista antropológico, alargando a noção de performance do campo das artes e do contexto ritual para virtualmente toda a forma de ação humana, considera-se que diferentes tipos de museus apresentam performances distintas envolvendo um ator e uma plateia. Com o objetivo de estudar a performance museal em sua particularidade no caso francês, o
An. mus. paul.. Publicado em: 2013-12
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6. Macunaíma (1978) de Antunes Filho: o olhar antropológico para a cena e a história brasileira
Esta pesquisa, que tem como objeto de estudo a encenação de Macunaíma, de Antunes Filho, no ano de 1978, procurou, à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, apreender o diálogo entre arte e sociedade, estética e política, história e teatro e suas contribuições para o debate historiográfico. Nessa perspectiva, investigar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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7. Processos de criação: teatro e imaginário / Creation process: theatre and imaginary
A presente tese de doutorado relata processos de criação em Teatro e Imaginário, proposta de formação de professores em diálogo com autores e encenadores através de uma hermenêutica simbólica. A parte vivencial da pesquisa, o curso Teatro da Imaginação, gerou material de referência para os processos aqui descritos e analisados. A proposta tem ant
Publicado em: 2011
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8. Doutrina e moralidade nos teatros de Anchieta e de Alencar: a questão do casamento
El trabajo, Doutrinação e moralidade nos teatros de Anchieta e de Alencar: a questão do casamento, se configura como un estudio de las representaciones del matrimonio, en el discurso teatral jesuítico del siglo XVI, periodo que el casamiento europeo llega a Brasil y en la dramaturgia brasileña del siglo XIX, en especial, en el discurso romántico de Jos
Publicado em: 2010
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9. "Dançar nos fez pular o muro" um estudo antropológico sobre a profissionalizaçao na produção artística em Porto Alegre (1975-1985)
Esta pesquisa trata do processo de profissionalização na produção artística entre jovens de Porto Alegre nas áreas do audiovisual, teatro e música popular, entre 1975 e 1985. Através de um ponto de vista antropológico, procura-se relativizar a unidade da categoria “profissão” no fazer artístico, buscando uma compreensão dos trânsitos entre a
Publicado em: 2007
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10. O teatro em Aparecida: a santa e o lobisomem
A seguir, pretende-se discutir a experiência de devotos em Aparecida a partir de um dos textos originários da antropologia da performance, "Points of Contact Between Anthropological and Theatrical Thought" ("Pontos de Contato entre o Pensamento Antropológico e Teatral"), de Richard Schechner. O "desvio" metodológico que se manifesta no texto de Schechner
Mana. Publicado em: 2006-04
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11. Entre "artes" e "ciências": a noção de performance e drama no campo das ciências socias
Propõe-se neste artigo desenvolver uma reflexão teórica que está relacionada com as preocupações e propostas da área de estudos antropológicos das formas expressivas, focalizando, centralmente, a noção de performance e drama no campo das ciências sociais. Nesse sentido é que se busca, no momento, dialogar com os autores considerados representante
Horizontes Antropológicos. Publicado em: 2005-12
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12. Ritual, Schechner e performance
O artigo trata da experiência realizada no estágio pós-doutoral com Richard Schechner no Departamento de Estudos da Performance da Tisch School of the Arts/New York University, abordando a natureza da pesquisa desenvolvida pela autora, seus antecedentes e desdobramentos. O objetivo é apresentar de modo biográfico resultados da pesquisa e do processo de
Horizontes Antropológicos. Publicado em: 2005-12