Sistemas Multimidia Na Internet
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1. Uma variação do protocolo DCCP para redes de alta velocidade / A DCCP variation for high speed networks
Os protocolos da camada de transporte na Internet, TCP e UDP, não oferecem serviços para transmissão eficiente de fluxos multimídia, porém, este último é adotado com maior freqüência por essas aplicações. Uma proposta de um novo protocolo da camada de transporte, chamado DCCP, foi elaborada para atender a demanda das aplicações multimídia e sub
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/11/2011
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2. BlueYou: uma plataforma de comunicação ciente de contexto baseada em serviços para computação móvel
O crescente número de dispositivos móveis com capacidade computacional elevada e suporte a diferentes tecnologias de transmissão sem fio tem motivado a criação de serviços de comunicação capazes de fornecer informações aos usuários a qualquer momento e em qualquer lugar. Particularmente, nota-se a existência maciça de dispositivos equipados com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/04/2011
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3. Fatores relevantes na adoção e difusão de televisores conectados no Brasil: um estudo exploratório
Este estudo objetiva levantar os fatores relevantes – tanto positiva quanto negativamente - para a adoção e difusão dos televisores conectados no país. O objetivo é desenvolver e testar um metamodelo, gerado a partir de modelos já existentes na literatura, como o “TAM” (Technology Acceptance Model), de Davis (1989) e difusão de inovações “DO
Publicado em: 2011
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4. Programação funcional usando Java / Functional programming using Java
Desde a introdução da World Wide Web para o mundo nos inícios de 1990, usando a Internet como uma rede para transferir dados, empregando uma forma de expressão chamada de Hipertexto, a qual liga as informações relacionadas e combinadas com multimídia, os Webs resultantes têm aberto novas possibilidades de expressão e comunicação. A quantidade de t
Publicado em: 2010
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5. Abordagem de teoria dos jogos evolucionários para modelagem de aplicações de live streaming em redes peer-to-peer / Evolutionary game theory approach for modeling live streaming applications over peer-to-peer networks
Existe um interesse crescente do mercado por aplicações de multimídia em streaming via rede. Particularmente, as aplicações de live streaming que utilizam a tecnologia de redes P2P para a disseminação de conteúdo têm sido alvo de grande atenção. Aplicações como PPLive e PPStream provam que as aplicações de live streaming em redes P2P são uma
Publicado em: 2010
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6. Uma metodologia para o desenvolvimento de ambientes de ensino usando salas de aula virtuais sobre a Internet.
Em virtude da baixa utilização de recursos de áudio e vídeo, colaboração e interação em ambientes de ensino na internet, e na ausência de uma metodologia que guie o desenvolvimento de tais ambientes, desenvolveu-se neste trabalho uma metodologia para o desenvolvimento de ambientes de ensino usando salas de aula virtuais usando como referência a met
Publicado em: 2009
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7. Anotação automática e recomendação personalizada de documentários brasileiros : sistema DocUnB
Apresentação de um sistema para a Recomendação Personalizada de vídeos em Arquivos Audiovisuais, viabilizado em um modelo capaz de obter índices de conteúdo em entidades multimídia e compará-los aos conteúdos de sites da Internet, de forma a direcionar a visualização de filmes documentários. O sistema implementa agentes de software com capacidad
Publicado em: 2009
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8. A framework for admission control based on path diversity in a DiffServ environment / Um framework para controle de admissão utilizando o método de diversidade de caminhos em um ambiente DiffServ
O protocolo IP é baseado em um modelo chamado de melhor esforço, no qual todos os pacotes são tratados de maneira igual, sem nenhum tipo de diferenciação ou mecanismo explícito de entrega. Este modelo foi desenvolvido para lidar com aplicações que não possuem nenhum requisito de QoS (Quality of service) como aplicações de correio eletrônico e tra
Publicado em: 2009
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9. Extensões multimodal e multiusuário de interface gráfica e interface de voz baseadas em tecnologias de fala e modelos de interação.
A extensão de uma interface Monomodal para Multimodal de um sistema deve ocorrer de modo que o mesmo continue apresentando um funcionamento satisfatório no processo de interação. Esta migração pode ser impulsionada quando um sistema necessita oferecer um canal alternativo de interação, como nas situações em que o usuário não pode usufruir dos mov
Publicado em: 2009
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10. Chats e e-fóruns na Ead virtual: links entre mediação pedagógica e hipertextualidade
Partindo das perspectivas bakhtiniana e vygotskyana sobre interação e mediação pedagógica, respectivamente, o objetivo da presente pesquisa foi investigar a influência da natureza hipertextual dos gêneros digitais chats e e-fóruns educacionais na mediação pedagógica e na interação entre os atores de cursos a distância pela Internet. Nossa supos
Publicado em: 2008
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11. Interfaces Mobile: metodologia de desenvolvimento de modelos de navegação e análise de inadequação de heranças da comunicação analógica
A diversidade e popularização dos equipamentos sem-fio (wireless) usados para telefonia, consumo de música e organização pessoal pedem atenção a esses dispositivos móveis. O barateamento, especialmente dos celulares, demanda um estudo crítico de suas interfaces, haja vista que se tornaram um dos cernes da comunicação contemporânea. O objetivo des
Publicado em: 2008
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12. Conceitos e tecnologias para educação musical baseada na web
O presente trabalho insere-se no contexto das pesquisas realizadas no Laboratório de Computação & Música do Instituto de Informática da UFRGS. Com ele pretendemos fundamentar e investigar possibilidades em educação musical através da World Wide Web (WWW ou, simplesmente, Web). Para isso, em um primeiro momento, investigamos como desenvolver adequadam
Publicado em: 2007