Simbolos Africanos
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
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1. Aprendendo a simbolização matemática: desafios conceituais e estratégias de ensino na escola secundária
Resumo Este artigo investiga os desafios conceituais dos alunos sul-africanos, do décimo segundo ano, com simbolização matemática e estratégias de ensino que os professores usam para mitigar a simbolização matemática. O estudo é motivado pela falha dos alunos em conectar representações entre ideias simbólicas e matemáticas para entender conceito
Bolema. Publicado em: 2021-05
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2. USOS DE UMA CIDADE DA LIBERDADE: estudantes africanos em Redenção
Este trabalho analisa a presença de estudantes estrangeiros na cidade de Redenção, Ceará, Brasil. Seu objetivo é compreender as ressignificações que guineenses produzem do espaço urbano. O estudo busca dialogar com as pesquisas sobre a atual diáspora africana no Brasil. Nesses estudos, sobressaem ênfases nas identidades nacionais recriadas por suje
Cad. CRH. Publicado em: 2017-04
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3. Música e movimento negro: em direção à diáspora
O objetivo desse trabalho foi o de identificar as razões pelas quais músicos negros no Brasil enfatizam categorias raciais em algumas de suas letras. As relações sociais racializadas no Brasil possuem o entendimento, a partir da interpretação de Gilberto Freyre, da existência de uma homogeneidade mestiça (mestiçagem) por meio de uma trajetória cult
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/12/2011
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4. ASSOCIATIVISMO RELIGIOSO E OS IMIGRANTES AFRICANOS: O caso do Campo Missionário Congoangolano da Assembleia de Deus na cidade do Rio de Janeiro / Religious associations and African immigrants: the case of the Congoangolano Mission Field of the Assembly of God in the city of Rio de Janeiro.
Esta pesquisa faz uma análise do Campo Missionário Congoangolano da Assembleia de Deus, localizado no bairro de Brás de Pina - Zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Procura identificar a função desta comunidade religiosa para os imigrantes congoleses e angolanos que a ela pertencem. Desse modo, visa refletir sobre a formação de um espaço territoria
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2011
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5. Rio Grande do Sul, Brasil e Etiópia : os negros e o carnaval de Porto Alegre nas décadas de 1930 e 40
Esta dissertação aborda alguns aspectos da construção da identidade negra em Porto Alegre através do estudo do carnaval nas décadas de 1930 e 40. Nesse período, o carnaval de rua esteve fortemente relacionado aos descendentes de africanos e aos territórios por eles estabelecidos no interior da cidade, tais como Areal da Baronesa, Ilhota, Cabo Rocha e
Publicado em: 2011
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6. Memória e tradição nos dramas de São Tomé e Príncipe e Angola : os teatros de Fernando de Macedo e José Mena Abrantes
O presente trabalho analisa, sob o ponto de vista mítico, seis textos representativos da dramaturgia africana de língua portuguesa da atualidade: O rei do obó (1999), Capitango (1998) e Cloçon Son (1997), do dramaturgo Fernando de Macedo, de São Tomé e Príncipe, e Nandyala ou a tirania dos monstros (1985), Na Nzuá e Amirá ou de como o prodigioso fil
Publicado em: 2010
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7. Neopentecostalismo e religiões afro-brasileiras: Significados do ataque aos símbolos da herança religiosa africana no Brasil contemporâneo
Neste trabalho, pretendo analisar as relações de proximidade e antagonismo existentes entre o neopentecostalismo e as religiões afro-brasileiras, e suas conseqüências na transformação do imaginário social brasileiro construído a partir dos valores existentes nesses dois campos.
Mana. Publicado em: 2007-04
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8. Devoção e identidades: significados do culto de Santo Elesbão e Santa Efigênia no Rio de Janeiro e nas Minas Gerais no Setecentos
O artigo procura refletir sobre o papel do culto de Santo Elesbão e Santa Efigênia, no século XVIII, como um dos fatores de construção de identidades entre segmentos da população negra no Brasil colonial. Defendo a idéia de que o estímulo ao culto fazia parte de uma das estratégias da Igreja na conversão de africanos e seus descendentes, no entant
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2006-06