Simbologia Popular
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
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1. Toro Candil: tradição de uma fronteira ambivalente
Resumo: O Toro Candil,objeto deste artigo, é realizado por imigrantes paraguaios e seus descendentes em Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul. O objetivo é descrever a função social dessa prática cultural, seus personagens e sua simbologia. Os dados empíricos foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, registros de imagens e observações sist
Interações (Campo Grande). Publicado em: 2018-01
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2. Simbologia do caos em O diabo mesquinho de Fiódor Sologub / Symbol of chaos in the petty demon by Fiódor Sologub
The research aims at analysing The Petty Demon (1892-1902), a key novel by Fiódor Sologub (1863-1927) who is one of the best known writers of the Russian symbolism. The importance of this novel is well established for Russian and world literature, and this research thesis was the first academic study on the author in Brazil. The analysis followed two main d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2011
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3. O Lobo e o Morcego: A cultura popular e o imaginário inglês do século XIX / The Wolf and the Bat The Popular Culture and the English Imaginary of XIX Century
Esta dissertação foi escrita tendo como principal objetivo o desvelamento do processo pelo qual a cultura popular de um povo politicamente oprimido acabou por ser ressignificada por seu opressor e então introduzida no imaginário deste, como símbolo do imaginário literário e artístico, a fim de corroborar a ideologia neo-colonialista, sendo usada para
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/08/2009
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4. Aspecto lírico-religioso das canções marianas: um estudo sobre as metáforas e metonímias que representam Maria
Este trabalho analisa o aspecto lírico-religioso de três canções marianas, recolhidas do Cancioneiro Popular do imigrante italiano na Região de Colonização Italiana e se propõe revelar, sob o aspecto das metáforas e das metonímias, a representação de Maria. Para tanto, este estudo dialoga com temas imprescindíveis para a obtenção de resultados
Publicado em: 2009
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5. O Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque : simbologia de escola viva na comunidade do Bairro da Liberdade em Salvador - Bahia
Este trabalho tenciona fazer um estudo das idéias pedagógicas implantadas por Anísio Teixeira no então denominado Centro de Educação Popular, hoje Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Procura-se ainda fazer um pequeno estudo da realidade educacional baiana na época em que Anísio Teixeira idealizou e fez erguer esse centro e de como, apesar das décad
Publicado em: 2009
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6. Da cruz à bandeira : a construção do imaginário do Movimento Sem Terra/RS, 1985-1991
Nas duas últimas décadas, a luta pela terra constituiu-se no movimento social mais visível e de maior abrangência, tanto pela ocupação espacial, como pelo envolvimento de diversos setores da sociedade gaúcha, chegando a formar um comitê subscrito por mais de trezentas entidades da sociedade civil, em apoio ao acampamento de Encruzilhada Natalino. Na
Publicado em: 2007
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7. Análise e realização de 4 leadsheets do Calendário do Som de Hermeto Pascoal segundo os conceitos harmônicos de Arnold Schoenberg: uma abordagem do calendário do som segundo os conceitos harmônicos de Schoenberg
Estudo sobre as convergências entre procedimentos harmônicos da música popular, representada pela música de Hermeto Pascoal compositor brasileiro nascido em 1936, e da música erudita, representada pela teoria harmônica desenvolvida por Arnold Schoenberg (1874-1951) compositor austríaco responsável por toda uma mudança no panorama musical do Século
Publicado em: 2006
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8. "O que o rei não viu": música popular e nacionalidade no Rio de Janeiro da Primeira República
Neste artigo, por meio do acompanhamento do processo de legitimação do samba carioca durante as três primeiras décadas do século XX, a autora investiga de que maneira esse ritmo deixa, paulatinamente, os redutos negros e vai se firmando como nacional. Tal processo foi conflituoso e ambíguo por estar vinculado ao reconhecimento social do negro no Brasil
Estudos Afro-Asiáticos. Publicado em: 2003
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9. Patuas : elementos sincreticos e contextualização poetica
A união de elementos da cultura afro-brasileira, a simbologia dos deuses-orixás e seus correspondentes sincréticos na religião católica foram o fio condutor desta pesquisa, visando à contextualização e à valorização de uma identidade plástica mestiça. É nesse contexto que se inserem os elementos geradores que motivaram a criação de obras pict
Publicado em: 2002