Simbolo Religioso
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1. El Te Deum Evangélico en Chile, cuando la legitimidad religiosa y política es mutua
Resumen Este artículo busca dilucidar los intereses tanto de los actores políticos como de los agentes religiosos que han hecho posible que el Te Deum Evangélico sea parte de la cultura religiosa y política en Chile. Mediante un examen socio histórico se explica cómo los Te Deum evangélicos en Chile se convirtieron en el símbolo de la salida de crist
Soc. estado.. Publicado em: 2021-04
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2. Cais do Valongo: patrimonialização de locais, objetos e herança africana
Resumo Neste artigo problematizamos diferentes sentidos (culturais e religiosos) atribuídos ao Cais do Valongo, considerado o principal porto de entrada dos africanos escravizados no Brasil, desde que foi redescoberto nas escavações e entrou na pauta do projeto de revitalização da Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro. De uma “africanidade” cu
Relig. soc.. Publicado em: 2015-12
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3. Urban interventions, memories and conflicts: black heritage and the revitalization of Rio de Janeiro's Port Zone
Este artigo aborda a formação de uma arena de reconhecimento político e moral movimentada durante a "revitalização" da Zona Portuária do Rio de Janeiro: o uso do tombamento da Pedra do Sal como "monumento histórico e religioso afro-brasileiro" por moradores que, reivindicando ser esse patrimônio o marco simbólico de uma "comunidade de remanescentes
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2013-06
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4. INTERSEÇÕES ENTRE PUBLICIDADE E CULTURA: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DO RELIGIOSO EM COMERCIAIS TELEVISIVOS
Este estudio tuvo como objetivo comprender las composiciones que surgen de las interacciones entre el consumo actual, la publicidad y la religión, con el fin de comprender las formas de confluencia / intersecciones entre la cultura de la publicidad y de la religión. Por lo tanto, se ponen a las relaciones objetivas revelan que las intersecciones entre las
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/04/2012
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5. Jucelino Kubitschek e Salomão: a força de uma ideologia
Brasília, a capital do Brasil, localizada na região Centro-Oeste, nas terras vermelhas do cerrado goiano, destaca-se das demais capitais por seu complexo de belos monumentos, símbolo da arquitetura moderna, de reconhecimento internacional. O primeiro capítulo analisa a ideia da transferência da capital desde o Brasil Colonial até o advento da Repúblic
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/07/2011
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6. O império dos mil anos e a arte do "tempo barroco": a águia bicéfala como emblema da Cristandade
O artigo revela que, entre meados do século XVII e meados do XVIII, no meio eclesiástico das ordens religiosas (jesuítas, franciscanos, agostinhos, cistercienses, carmelitas etc.) e do episcopado, houve a adoção progressiva do símbolo imperial, a águia bicéfala, atributo do Império Cristão, do Sacro-Império Romano Germânico. Entretanto, em campo
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2010-12
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7. A ONTOLOGIA EM MIRCEA ELIADE / Thesis (Master Degree in Sciences of Religion Theology and History)
Esta pesquisa propõe-se a tematizar a ontologia em Mircea Eliade. Constata que a ontologia é o centro do pensamento e do trabalho do autor. Ao analisar a forma mais elementar do ser, Eliade diz que o sujeito religioso funda o mundo ontologicamente a partir da experiência com o sagrado e a vivência dos mitos. A ontologia arcaica ritualiza eventos primordi
Publicado em: 2010
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8. Análise do comportamento estrutural da Catedral da Sé de São Paulo. / Analysis of the structural behavior of the Cathedral of Sé in São Paulo.
Esta pesquisa apresenta o comportamento estrutural da Catedral da Sé de São Paulo em termos de deslocamentos e de tensões a partir do desenvolvimento de um modelo numérico tridimensional simplificado e da consideração do comportamento elástico-linear dos materiais. Construção gótica do século XX, a igreja matriz é um símbolo religioso, arquitet�
Publicado em: 2010
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9. O BELO E A SALVAÇÃO NO PENSAMENTO DE MEISHU-SAMA
Este texto busca apresentar a relação entre religião e arte a partir do pensamento de Meishu-Sama, fundador da Igreja Messiânica Mundial, religião criada no Japão em 1935 e que chegou ao Brasil em 1955. Para isso, descrevemos brevemente a sua trajetória pessoal e religiosa e os fundamentos de seus ensinamentos. Para ele, o Belo pode promover a salvaç
Publicado em: 2009
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10. A redução protestante: uma análise introdutória das possibilidades do protestantismo na modernidade a partir da precariedade de sua linguagem simbólica
Este trabalho aborda a temática de linguagem em sua perspectiva simbólica. A linguagem de um modo geral, tem valor existencial. Forma uma cosmovisão, legitima uma dada interpretação da realidade, media a relação com o outro, inclusive com o totalmente outro; neste caso específico, a linguagem simbólica é tida como imprescindível, dado o caráter n
Publicado em: 2008
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11. A ROSE FOR MY HAIR: aesthetic experience and political image / UMA ROSA PARA MEUS CABELOS CRESPOS: experiência estética e política da imagem
A presente dissertação é resultado de uma pesquisa etnográfica desenvolvida no salão de beleza Afro Zíndze, situado no centro histórico da cidade de São Luís-Ma. O trabalho procura dar conta dos significados (simbólico, cultural, político e religioso) concernentes à estetização dos cabelos de negros e negras. Procura ressaltar que a experiênci
Publicado em: 2008
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12. A teofania em grande sertao: veredas-por uma pedagogia dos simbolos / The theophany in Grande Sertão: Veredas for a pedagogy of the symbols
Esta tese inclui-se na Linha de Pesquisa: Cultura e Processos Educacionais. O objeto de estudo aqui referenciado é a obra literária Grande Sertão: Veredas (2001), de João Guimarães Rosa. Os objetivos fundamentais deste trabalho são: apresentar a dimensão teofânica como a matéria vertente simbólica essencial da obra maior rosiana e defender a perspe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/09/2007