Serious Games
Mostrando 13-24 de 26 artigos, teses e dissertações.
-
13. Jogos digitais e potencialidades para o ensino de história: um estudo de caso sobre o history game Tríade liberdade, igualdade e fraternidade.
Busquei analisar nessa dissertação os sentidos produzidos por graduandos e docentes de História e de áreas afins, a respeito do history game Tríade: Igualdade, Liberdade e Fraternidade, percebendo se eles após a interação conseguiam identificar potencialidades capazes de mediar o ensino de História. Tive a intenção de responder a questão-problema
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/02/2011
-
14. Serious games baseados em realidade virtual para educação médica
A evolução tecnológica tem permitido utilizar novas abordagens no processo de ensino-aprendizagem. Os serious games se relacionam com uma categoria especial de jogos, voltados a conteúdos e finalidades específicos, nos quais o jogador utiliza seus conhecimentos para resolver problemas, conhecer novas problemáticas e treinar tarefas. Uma das tecnologias
Revista Brasileira de Educação Médica. Publicado em: 2011-06
-
15. Aplicando Sistemas Hápticos em Serious Games: Um Jogo para a Educação em Higiene Bucal
Aliado à Realidade Virtual, a incorporação de sistemas hápticos possibilita ampliar o nível de realismo e oferecer uma forma mais eficiente de envolvimento, trazendo melhores resultados na realização das atividades de natureza tátil inseridas em aplicações e jogos. Entretanto, poucos são os incentivos da aplicação destes dispositivos em serious
Publicado em: 2011
-
16. Planejamento e desenvolvimento de um serious game voltado ao ensino de saúde bucal em bebês
Os serious games ganham espaço dia a dia nas mais variadas ciências. Neste contexto destacam-se as ferramentas na Odontologia. Para avaliar as perspectivas deste grupo de jogos, realizou-se o levantamento e análise das aplicações presentes na literatura e no mercado de jogos. Observamos, a partir do estudo realizado, que os conceitos básicos relacionad
Publicado em: 2011
-
17. Serious games para a fonoaudiologia: uma abordagem voltada à terapia em motricidade orofacial
Em virtude do desenvolvimento da tecnologia computacional e sua presença no dia-adia de profissionais e estudantes, mais recursos tem surgido com o objetivo de proporcionar uma forma eficaz de transmitir e aprimorar conhecimentos em todas as áreas das ciências. Nos consultórios médicos e terapêuticos, é comum observar a existência de ferramentas comp
Publicado em: 2011
-
18. JOGO EDUCACIONAL PARA APOIAR O ENSINO DE TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE TESTES DE UNIDADE
O teste de software, visto como uma das medidas de qualidade do software tem suas técnicas e práticas pouco aplicadas pelas empresas, para tal, a falta de profissionais habilitados e disponíveis para a implantação destas técnicas e práticas de teste é apontada como um dos principais fatores. O ensino de teste de software, comumente abordado durante a
Publicado em: 2010
-
19. Turn off the graphics: designing non-visual interfaces for mobile phone games
Mobile phones are a widespread platform for ICT applications because they are highly pervasive in contemporary society. Hence, we can think of mobile gaming as a serious candidate to being a prominent form of entertainment in the near future. However, most games (for computers, console and mobile devices) make extensive use of the visual medium, which tends
Journal of the Brazilian Computer Society. Publicado em: 2009-03
-
20. Synthetic actors in serious games: an Organizational Psychology based approach / Atores sintéticos em jogos sérios: uma abordagem baseada em Psicologia Organizacional
Modeling Synthetic actors (SA) is currently one of the research areas within Artificial Intelligence. These actors are a specific kind of intelligent agents are able to perceive the environment and act on it on the basis of their reasoning capabilities and their personality (which dictates a particular way of interacting with the environment surrounding them
Publicado em: 2009
-
21. Virando o jogo : uma analise de videogames atraves de um olhar discursivo critico / Turning the game : an videogame analysis through a critical discursive view
O presente estudo reflete sobre a possibilidade de desenvolvimento da consciência crítica a partir da interação com jogos digitais. Nessa direção, a pesquisa revê uma literatura mais geral sobre jogos, apontando diferentes abordagens teóricas e sugere uma análise de videogames a partir de uma perspectiva discursiva. Devido à preocupação com a ref
Publicado em: 2008
-
22. Um modelo integrado para construÃÃo de jogos de computador aplicado à capacitaÃÃo em gestÃo de projetos
Software Projects are characterized as non-trivial, based on the fact that it is strongly based on the knowledge and experience of its actors, in particular the Project Manager. This context makes necessary not only the knowledge but mainly that these might be transformed into skills and attitude. Unfortunately, the growth of experience is a slow and high co
Publicado em: 2006
-
23. A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ACADÊMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE O BRINCAR E O APRENDER
This research had the objective of knowing the content, structure and dynamics of the social representation of Play and Learn of undergraduate students attending Early Childhood Education and Primary School diploma courses. The material analyzed were the subjects evocations elicit by the stimulus-words PLAY and LEARN, applying the Free Association Technique.
Publicado em: 2006
-
24. ?Tia, eu posso brincar agora?? : o lugar dos jogos infantis ? brinquedos e brincadeiras.
In order to investigate the place that the infantile games -toys and games - occupy in the municipal preschool net of Itabuna/Ba, this study describes and analyzes the teacher s practice, its formation and its conception of preschool education, of childhood and child, of playing and working, and also the conception of education preschool constant of the peda
Publicado em: 2002